Supermercados e farmácias fazem adaptações para atender clientes

0
331
Supermercados e farmácias fazem adaptações para atender clientes
Para entrar na farmácia é preciso esperar outras pessoas saírem para não haver aglomeração. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Os supermercados e farmácias de Sorocaba estão tomando uma série de medidas preventivas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Como os estabelecimentos devem continuar funcionando normalmente, por serem considerados essenciais, mudanças e adaptações foram necessárias para garantir a segurança de colaboradores e clientes.

Nos supermercados da Rede Bom Lugar, por exemplo, foi reduzida a circulação de pessoas dentro das lojas. O acesso é limitado com controle nas entradas dos estabelecimentos e o número vai variar por unidade, já que possuem perfis de tamanhos de lojas diferentes.

Além desse controle, também foram colocadas sinalização no piso, nos caixas, para que, em caso de filas, as pessoas fiquem distantes umas das outras.

Oura medida foi a instalação de placas de poliestireno de alto impacto em todos os caixas para a proteção dos colaboradores e dos próprios clientes, evitando maior proximidade.

Os cuidados com a limpeza e higienização dos equipamentos também foram redobrados, além de cartazes com orientações dispostos nas lojas, os quais pedem que seja evitado tocar nos alimentos e em balcões sem necessidade, assim como os apertos de mão e a importância de cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar.

Outras orientações também estão sendo dadas, como destinar apenas um membro da família para ir ao mercado, dando preferência a pagamentos com cartões, evitando assim o contato com as pessoas. “No momento, as lojas estão seguindo as orientações do Ministério da Saúde, as quais indicam que o uso de máscaras deve ser feito somente por pessoas que possuem sintomas de gripe”, afirma a gerente do Centro de Distribuição da Rede Bom Lugar, Fernanda Serrano Cechetti.

Fernanda destaca ainda que algumas lojas de Sorocaba e região deram início aos serviços de delivery. No site da Rede Bom Lugar é possível encontrar o telefone de todas as unidades que estão disponibilizando as entregas: http://redebomlugar.com.br/.

Já no Extra, no bairro Santa Rosália, também foram adotadas medidas para proteger clientes e funcionários. Na entrada da loja, cartazes orientam para a higienização dos carrinhos antes do início das compras, com álcool em gel.

Além disso, o supermercado orienta para que os clientes mantenham distância de um metro entre as demais pessoas. Outra recomendação é que os clientes e funcionários higienizem as mãos com frequência. Funcionários também foram vistos usando máscaras dentro do estabelecimento.

Farmácias e proteção

As farmácias de Sorocaba também adotaram medidas para proteger clientes e seus funcionários. Em uma farmácia da rede DrogaRaia, em Santa Rosália, a entrada na loja é limitada.

Já na entrada da farmácia, um cartaz informa aos clientes que para a prevenção da saúde, por conta da pandemia do novo coronavírus, o controle de acesso dos clientes começou no local nesta terça-feira (24). “Contamos com sua ajuda e compreensão. Vamos juntos garantir a saúde de quem mais precisa”, diz o comunicado.

Por conta disso, na entrada da farmácia, pessoas aguardam em fila, distantes umas das outras, e só entram após as saídas. E dentro da farmácia, os funcionários estão usando máscaras, conforme recomendação do Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF-SP).

O órgão elenca ainda uma série de recomendações ao farmacêutico que atua em locais com atendimento ao público, como uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), luvas, máscaras, entre outros, entre outras ações. (Ana Cláudia Martins)

O post Supermercados e farmácias fazem adaptações para atender clientes apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorCatracas fechadas
Próximo artigoRedes de saúde têm 409 respiradores mecânicos