Cometa Neowise poderá ser visto Nessa Madrugada de Quinta a olho nu.

0
1219

Corpo celeste deve ficar visível no Brasil até o fim de julho, a depender do estado; ponto máximo de aproximação entre o cometa e a Terra acontecerá na madrugada desta quinta-feira (23)

Brasil tem grandes chances de ser capaz de ver o cometa Neowise a olho nu nos próximos dias. O corpo celeste, que já passou pelo Hemisfério Norte na última semana e rendeu imagens belíssimas, deve ficar visível por aqui até o fim de julho, a depender do estado. Na Paraíba, já foi possível vê-lo com telescópio no domingo (19), ainda que ofuscado pelo crepúsculo.

O ponto máximo de aproximação entre o cometa e a Terra acontecerá na madrugada desta quinta-feira (23), quando o Neowise estará a “apenas” 103,5 milhões de quilômetros de nós. Curiosamente, ao mesmo tempo em que sua aproximação facilita que o enxerguemos, também dificulta, uma vez que, quanto mais próximo ele estiver do planeta, mais distante estará do Sol. Desse modo, ele fica maior do nosso ponto de vista, mas menos iluminado.

Outra dificuldade que se apresenta para ver o cometa é que, conforme a noite for passando, ele irá se aproximando cada vez mais da linha do horizonte. Isso significa que ele estará mais alto no céu durante o entardecer. O problema é que, na presença dos raios de sol, não é possível enxergá-lo com clareza. O melhor momento para procurá-lo no céu será em torno das 22h. Depois das 23h, ele já estará muito baixo no horizonte para ser visto.

Aplicativo SkySafari

Várias são as ferramentas que podem facilitar a experiência de procurar o Neowise no céu. Entre elas, estão os clássicos binóculos, que são recomendados para que se tenha uma visão mais detalhada da cauda do cometa. Mas, para te ajudar a não se confundir com horários e posições do cometa, também é possível contar com a ajuda do aplicativo SkySafari 6 Pro. Ele mostra a posição do Neowise — e de outros astros e corpos celestes — na sua localização. Assim, fica mais fácil saber quando e em que ponto do céu acontecerá a passagem pela sua região.

interface-neowise.jpg

Interface do SkySafari 6. Imagem: Reprodução/SkySafari

Para utilizar o aplicativo, é muito simples. Basta procurar o cometa pelo nome C/2020 F3 NEOWISE na barra de pesquisa e selecioná-lo. O app informará em que momento ele surgirá e desaparecerá no seu estado. Outra funcionalidade interessante é a que possibilita ao usuário mudar a data e horário da interface. Desse modo, dá para saber qual será o melhor dia para avistar o Neowise.

Agora, se o cometa já estiver passando no momento real em que o aplicativo for aberto, basta acionar o modo “compasso” e mover a câmera do celular apontada para o céu. O SkySafari identificará o Neowise e avisará quando o dispositivo passar pelo melhor ponto de observação. Aí, é só pegar os binóculos e apreciá-lo — ou, com sorte, acompanhá-lo a olho nu.

No Brasil, o SkySafari simples pode ser baixado gratuitamente em celulares Android. A versão mais completa, porém, custa R$99,99 na Play Store. O app também está disponível por R$74,90 para iPhone.

Via: Space

Artigo anteriorDeputado Federal Tadeu Filippelli Vota sim pela aprovação do Fundeb
Próximo artigoColuna do Zé dia 22 de Julho de 2020