Poupatempo inicia reabertura gradual para atendimento presencial

0
375
Poupatempo inicia reabertura gradual para atendimento presencial
A unidade de Sorocaba do Poupatempo voltará a ter atendimento presencial no dia 26 de agosto. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (29/5/2020)

O cidadão que precisa de atendimento do Poupatempo poderá agendar serviços para as oito unidades do Estado de São Paulo que retomam suas atividades nesta quarta-feira, dia 19.

Dessa forma, os agendamentos para serviços nos postos da Sé e Itaquera (capital), São Bernardo do Campo e Mauá (Região do ABC Paulista), Mogi das Cruzes (Alto Tietê), Santos e Guarujá (Baixada Santista) e Bauru (interior) deverão ser feitos pelo portal do programa.

Assim, o cronograma de reabertura será semanal e o agendamento ficará disponível sempre um dia antes da retomada.

Uso de máscaras

O Poupatempo inicia a reabertura gradual dos postos para atendimentos presenciais, que estavam suspensos devido à pandemia do novo coronavírus.

Com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão e garantir a segurança da população e funcionários, serão adotadas medidas de controle de acesso, distanciamento social e protocolos sanitários.

O retorno seguirá as diretrizes do Plano São Paulo. Isto é, com flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases laranja e amarela. Portanto, o fluxo de pessoas tem de ser equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.

O acesso às unidades será permitido para quem tiver horário agendado. Assim, a presença de acompanhantes só será autorizada em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência.

No lado externo dos postos, o cidadão encontrará um totem com as informações dos protocolos adotados pelo Poupatempo.

O uso de máscaras de proteção será obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel para ter acesso ao ambiente.

Distanciamento social mantido

De acordo com o governo do Estado, a manutenção do distanciamento entre as pessoas será reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação e acompanhamento pelos funcionários.

Todas as unidades terão “dispensers” de álcool gel em diferentes locais, para higienizar as mãos antes e depois de cada atendimento. O aumento da ventilação interna será garantido com a manutenção de portas e janelas abertas.

Outra medida é o reforço na limpeza dos postos e a utilização de equipamentos de proteção individual aos profissionais de serviços gerais.

Quem estiver na linha de frente, em contato direto com o público, usará protetor facial. Para o atendimento em mesa, foram instaladas barreiras de acrílico para separar o cidadão do funcionário. Todos os equipamentos utilizados na prestação de serviços ao público serão higienizados a cada hora

Serviços no Poupatempo

Na reabertura das unidades, a prioridade é para os serviços que exigem atendimento presencial, como a expedição de RG e a primeira emissão de CNH, por exemplo.

Os demais continuam mantidos de forma remota. Juntos, site e aplicativo Poupatempo Digital oferecem mais de 80 opções online, sem sair de casa.

Outra novidade é que, a partir da reabertura das unidades, todos os serviços antes oferecidos nos postos do Detran/SP também serão realizados diretamente no Poupatempo de cada município. Os agendamentos também passam a ser realizados exclusivamente pelo portal do Poupatempo.

Pelo app, é possível acessar serviços digitais como Atestado de Antecedentes Criminais, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, bem como a emissão de boletos e certidões municipais.

Há também novas opções exclusivas do app: solicitação de segunda via e renovação de CNH (que teve a sua validade prorrogada e não precisa ser renovada durante a pandemia), Certidão de Prontuário, Consulta de Pontos, Licenciamento de veículos CRLV), IPVA 2020, acesso ao Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho, situação das linhas do Metrô e da CPTM e Qualidade do Ar, por exemplo.

Agendamento nas unidades

Para evitar aglomerações, uma grade para o agendamento de data e horário foi desenvolvida, exclusivamente para serviços que não podem ser realizados de forma remota. A reabertura, neste momento, será com 30% da capacidade de atendimento de cada unidade.

Para marcar dia e horário para ser atendido, além de consultar informações, endereços e horários de funcionamento dos postos, o cidadão pode acessar o portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital.

Cronograma de reabertura do Poupatempo

O anúncio dos próximos postos que reabrirão será feito semanalmente, até o final de setembro, e a grade de agendamento estará disponível sempre um dia antes da abertura.

Confira:

19/08 – Sé (capital), Itaquera (capital), São Bernardo do Campo, Mauá, Mogi das Cruzes, Santos, Guarujá, Bauru;

26/08 – Lapa (capital), Santo Amaro (capital), Cidade Ademar (capital), Guarulhos, Suzano, Caraguatatuba, Campinas Shopping, Sorocaba, Araraquara, São Carlos, São Vicente, Praia Grande;

02/09 – Santo André, Osasco, Taboão da Serra, Diadema, Carapicuíba, São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Barretos, Caieiras, Cotia, Indaiatuba;

10/09 – Itaquaquecetuba, Piracicaba, Franca, Americana, Rio Claro, Marília, Presidente Prudente, Bragança Paulista, Mogi Guaçu, São João da Boa Vista, Araras, Sertãozinho;

16/09 – Guaratinguetá, Ourinhos, Tatuí, Jahu, Itu, São José dos Campos, Ribeirão Preto, Taubaté, Limeira, Araçatuba, Jundiaí;

23/09 – Lençóis Paulista, Jales, Aguaí, Salto, Pindamonhangaba, Votuporanga, Jacareí, Bebedouro, Botucatu, Birigui;

30/09 – Penápolis, Andradina, Avaré, Assis, Itapetininga, Itapeva, Registro, Dracena, Tupã, Lins;

14/10 (data em negociação com os municípios) – Hortolândia, Santa Bárbara D’Oeste, São Caetano do Sul, Sumaré, Franco da Rocha;

28/10 (data em negociação com os municípios) – Barueri, Itapevi, Atibaia, Valinhos, Embu das Artes, Itatinga, Porto Ferreira e São Sebastião. (Estadão Conteúdo)

 

O post Poupatempo inicia reabertura gradual para atendimento presencial apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorPrefeitura de Sorocaba diz que hortifrútis de kit estão bons para consumo
Próximo artigoDeputado Federal Filippelli toma posse como presidente da Fundação Ulysses Guimarães no DF