Caminhão de entregas ‘atropela’ portão do cemitério da Consolação

0
321
Caminhão de entregas ‘atropela’ portão do cemitério da Consolação
Entrada está danificada há 20 dias e deve ser arrumada até o fim do mês. Crédito da foto: Fábio Rogério (21/9/2020)

O portão lateral do cemitério da Consolação, na Vila Haro, danificado depois de ser atingido por um caminhão de entregas, deve ser substituído até o fim do mês. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Sorocaba após reclamações de vizinhos sobre as condições da entrada e de outras avarias no local.

O portão fica localizado entre as ruas Teotônio de Araújo e Benjamim dos Santos. Segundo o autônomo Ícaro Henrique Vieira de Oliveira, que mora na região, a entrada lateral está danificada há cerca de 20 dias. “Cheguei a ver um carro dentro do cemitério, que tinha entrado por essa abertura. Nesta semana, o lado direito do portão estava amarrado com uma corda”, disse. Ele citou que, antes da presença da Guarda Civil Municipal (GCM), havia registros de usuários de drogas no local.

Há relatos, ainda, de mato alto, calçamento esburacado e sepulturas abertas, sendo que uma delas estaria sendo usada como depósito de lixo. Essas reclamações provocaram a instauração de um procedimento preparatório de inquérito civil, assinado pelo promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum, que pede que o Executivo se manifeste sobre as denúncias em até 30 dias.

Marum explicou que o procedimento é uma etapa anterior à abertura de um inquérito. “Haverá instauração de inquérito se, em 60 dias, não houver providências concretas”, explicou o promotor.

Resposta

Em nota, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) afirmou que o portão lateral foi “atropelado” por um caminhão de entrega no dia 14 de setembro e, desde então, foi amarrado enquanto se providenciava a confecção de um novo.

Em relação às reclamações sobre a manutenção, a Serpo esclareceu que a visitação aos cemitérios está proibida, por conta da pandemia e do número de sepultamentos, que continua alto e é prioridade nas atividades do dia a dia. “O fechamento das sepulturas abertas em decorrência da degradação das lajes ou por vandalismo também faz parte da rotina dos funcionários, assim como a retirada de entulho depositado em covas abertas por pedreiros contratados por proprietários. Todo cidadão é orientado a não descartar material de reforma no espaço, seja em qualquer situação. Os funcionários também retiram periodicamente este tipo de material”, declarou a Serpo, frisando que não foram registradas reclamações do gênero recentemente.

Sobre a roçagem no cemitério, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) disse que o serviço está previsto para a próxima semana. Já a Secretaria Jurídica (SAJ) da prefeitura informou que ainda não foi notificada pelo Ministério Público sobre o procedimento preparatório. (Erick Rodrigues)

O post Caminhão de entregas ‘atropela’ portão do cemitério da Consolação apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorMTV Miaw 2020: confira a lista completa dos vencedores da premiação
Próximo artigoPrefeitura de Sorocaba autoriza Feirão do Automóvel