Sopa de ecologia

0
208
Sopa de ecologia
Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Você sabe o que são espécies invasoras? Ou por que não conseguimos comprar a mesma fruta o ano todo? Aonde vai parar a fumaça que os carros soltam? Essas são questões muito importantes, especialmente nos dias de hoje quando vemos florestas inteiras queimarem num único dia ou espécies animais sendo extintas para sempre.

Nós, adultos, por várias gerações falhamos em compreender que somos parte da natureza. Na maioria das vezes, nos achamos acima de todas as outras espécies e esquecemos que nossa vida está condicionada a vida das plantas e animais.

Ailton Krenak, líder indígena com muita sabedoria, diz: “Não consigo nos imaginar separados da natureza. A gente pode até se distinguir dela na cabeça, mas não como organismo.”

“Ecologia até na sopa”, escrito por Mariela Kogan e Ileana Lotersztain e ilustrado por Pablo Picyk, nos ajuda a entender como a natureza faz parte do nosso dia a dia e a responder muitas perguntas — inclusive as que eu fiz no começo desse texto.

Sofia e Violeta vão passar uma tarde com sua tia Mariela e enquanto estão passeando na praça, fazendo compras no mercado ou mesmo preparando o jantar, muitas perguntas começam a surgir na cabeça das duas. Tia Mariela, que é bióloga, responde cada uma dessas perguntas e mostra para as meninas que a ecologia está relacionada com a vida de todos, independente da idade ou do lugar onde vivem.

“Ecologia até na sopa” é publicado pela editora Companhia das Letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada pela literatura infantil.

O post Sopa de ecologia apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorQuais o melhores pisos para a cozinha?
Próximo artigoVeja 5 séries parecidas com Lucifer para esperar o final da 5ª temporada