A versatilidade do espelho valoriza projetos decorativos

0
197
A versatilidade do espelho valoriza projetos decorativos
Na sala de jantar o espelho expandiu a sensação de tamanho do ambiente. Crédito da foto: Henrique Ribeiro / Photons Fotografia

Sempre em alta cotação nos ambientes da casa, os espelhos são itens versáteis que, além da funcionalidade original, também complementam a decoração e garantem amplitude visual aos espaços. O arquiteto Renan Altera, do escritório Altera Arquitetura, é quem traz dicas para ajudar a compor ambientes utilizando a peça que nunca sai da moda.

“O espelho é muito utilizado e presente no dia a dia das pessoas. Todos gostamos de verificar nossa imagem diante dele, mas nos projetos também tem sua importância na questão estética, como na funcionalidade na decoração”, afirma. Entre outros fins, a peça pode ser estrategicamente usada para disfarçar alguns elementos de obra inevitáveis, como colunas posicionadas em locais que atrapalham a visibilidade de um ambiente.

A versatilidade do espelho valoriza projetos decorativos
O clássico espelho inspirado na era vitoriana destaca-se no amplo banheiro. Crédito da foto: JP Image

Em linhas gerais, o espelho é tão popular no décor por conta da sua profusão de vantagens quanto à aplicação, instalação e custo-benefício. Uma delas está relacionada a facilidade de encontrar e ter a peça em diferentes dimensões e modelos, assim como executá-la sob medida e no formato desejado. Por outro lado, Renan descreve que o espelho pode não trazer sua contribuição em ambientes com decoração “poluída”. “Com excesso de informações no cômodo ou quando acompanhados por molduras muito robustas, o resultado é uma aparência pesada”, discorre Renan.

Novos formatos

Não faltam novidades no mercado. Junto com o tradicional espelho liso, os projetos podem contar com espelho bisotado, com acabamento das bordas cortadas em ângulo; moldura slim; redondos; quadrados; com iluminação frontal estilo camarim; formas orgânicas; natural; prata e fumê, entre outros modelos. “Gosto muito das peças com assinatura de design, como o Adnet. Sobretudo, os espelhos sem forma definida, com angulações não tradicionais têm ganho protagonismo nos projetos de interiores”, detalha o arquiteto.

Em cada cômodo

Sala de jantar – Na sala de jantar, geralmente são empregados quando a intenção é ampliar o ambiente ou ajudar na integração com outros espaços, como a sala de estar. Todavia, Renan adverte a relevância de avaliar o modelo escolhido, para que ele “converse”, com o estilo decorativo. “Sem contar com as dimensões, pois a desproporcionalidade é super prejudicial”.

A versatilidade do espelho valoriza projetos decorativos
No home office, a parede em frente à bancada de trabalho também serve de apoio para a TV. A solução aumentou a propagação da luz natural. Crédito da foto: JP Image

Dormitório – Espelhos no dormitório apoiam o décor no intuito de ampliar e, sem dúvidas, e auxiliar na rotina do morador. Portanto, é recomendado a especificação de um espelho alto, que permita a visualização da cabeça aos pés. Caso o projeto não ofereça uma parede para sua instalação, é possível considerar um espaço na marcenaria, como sua colocação em armários. Neste caso, o projeto precisa considerar o emprego de ferragens reforçadas, haja vista o peso da peça deixa a porta mais pesada, e a inclusão de puxadores camuflados e embutidos na porta, para que o usuário não precise apoiar as mãos e dedos no espelho.

Cozinha – Trata-se de ambiente mais incomum, mas é possível apostar em portas espelhadas em marcenaria, ou algum acabamento espelhado como vidro reflecta. “Mesmo não tão comum, ele pode ser favorável acima da bancada da pia, entre o frontão e o armário superior, e auxiliar em cozinhas que compõem ambiente integrados. Assim, quem está preparando receitas pode interagir com os convidados na sala de estar, por exemplo”, detalha Renan. (Da Redação)

O post A versatilidade do espelho valoriza projetos decorativos apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anteriorA consciência combate o preconceito e constrói um mundo melhor
Próximo artigoQual a diferença entre concreto aparente e cimento queimado?