Prestadores de serviço de Sorocaba relatam que há três dias não conseguem emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-E). Os usuários do sistema, que é vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz), dizem que desde a última segunda-feira (30) o site dedicado ao serviço apresenta instabilidade, o que tem implicado em transtornos e prejuízos já que, sem a NFS-E, ficam impossibilitados de receber pagamentos dos clientes. A Sefaz admite instabilidades no sistema, mas não informou a causa e tampouco respondeu quando o problema será resolvido.
Por meio de nota, a Sefaz afirma que o serviço é realizado por uma empresa especializada contratada. A pasta, no entanto, não informou qual nome da empresa e qual o valor e vigência do contrato.
Com a instabilidade no serviço, o município está deixando de recolher o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), cuja a média mensal em 2020, segundo a própria secretaria, é de R$ 30 milhões. Em nota, a pasta comanda pelo secretário Fábio Martins afirma que “como o vencimento do referido imposto ocorre no dia 10 do mês subsequente, em tese não há ‘prejuízo diário’ na arrecadação”. (Felipe Shikama)
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