Um protesto está marcado para esta terça-feira (23), às 8h, em frente ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista. A mobilização é contra o aumento das alíquotas do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), estadual, em vários segmentos da economia.
A divulgação foi feita por meio das redes sociais, com o slogan “- imposto + gestão”. Outros atos contra o aumento do imposto já foram feitos este ano em Sorocaba.
Retomada das aulas em Piedade
O secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, acompanhou nesta segunda-feira (22) a retomada das aulas presenciais em Piedade, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). No município, até 20% dos alunos matriculados no ensino fundamental foram autorizados pela Prefeitura a retomar as atividades presenciais, diariamente, a partir desta segunda.
“Hoje nós reabrimos as escolas, tudo aconteceu dentro do planejado ao longo desses dias, estamos seguindo todos os protocolos à risca. Visitamos uma escola no bairro dos Correas e ouvi de uma criança que estava feliz de estar de volta à escola, junto com os amigos e professora. Foi motivo de muita alegria”, disse o prefeito de Piedade, Geraldo Pinto de Camargo Filho.
Rossieli visitou a Escola Municipal Padre Giorgio e em seguida passou pela Escola Estadual Professora Dímpina Rocha Lopes. O secretário afirmou que a retomada das atividades presenciais é um passo muito importante, especialmente para a educação infantil.
Investimento na cidade
O município de Piedade possui 10 escolas estaduais e 4.301 alunos. Neste ano, as unidades receberam R$ 1.022.950,00 por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para que tenham agilidade para executar recursos durante o ano de acordo com sua realidade específica. As escolas estaduais da cidade também foram contempladas com 524 itens do kit tecnológico, entre eles notebook, desktop e televisões. Para adquirir esses equipamentos, o investimento foi de R$ 1.009.779,98.
Sorocaba não está entre as 10
Em números absolutos, as 10 cidades que mais vacinaram, segundo os registros das prefeituras no sistema VaciVida, são São Paulo (580.450), Campinas (75.042), São Bernardo do Campo (43.436), Guarulhos (43.063), Ribeirão Preto (39.536), Santos (37.729), Santo André (36.231), São José do Rio Preto (35.658), Bauru (25.311) e São Caetano do Sul (18.493), até às 13h desta segunda-feira (22).
Sorocaba não está entre elas. O Estado de São Paulo ultrapassou a marca de 2 milhões de vacinações contra o coronavírus às 18h17 do último domingo (21).
Desde o último dia 9, os serviços públicos de saúde aplicaram mais 1 milhão de doses em pessoas que integram os grupos prioritários da campanha neste momento, conforme o governo estadual. Às 13h desta segunda (22), São Paulo contabilizava 2.033.582 imunizações desde o dia 17 de janeiro.
O post Protesto contra aumento do ICMS apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.