Economia
O LED é considerado uma solução bastante viável para a iluminação dos espaços públicos, visto que o material até 80% no consumo energético comparativamente aos demais tipos de lâmpadas.
Um exemplo disso é alcançado pela comparação entre um projeto feito com 200 lâmpadas de vapor de mercúrio substituídas por luminárias de LED. Apenas esta alteração é capaz de gerar uma economia de, aproximadamente, 30 megawatts anuais. Isto representa um grande benefício para a cidade, cujo dinheiro pode ser usado para suprir outras demandas da população.
Baixa manutenção
Além da economia proporcionada, este tipo de lâmpada exige menos manutenção, um diferencial quando se fala em milhões de luminárias que, para serem substituídas, exigem interrupção ou bloqueio de vias, tão danosas nos grandes centros urbanos e à mobilidade urbana.
Outra vantagem é a redução gradativa do preço destes produtos que, com a evolução tecnológica e o maior demanda, tornam-se ainda mais viáveis em termos de custo/benefício.
Sem radiação
Se a iluminação de LED já não fosse boa o suficiente para economizar, saiba que ela ainda tem mais uma vantagem: a radiação dos metais pesados, utilizados nas iluminações tradicionais, não está presente.
Com isso, a economia de energia e toda a preocupação com o meio ambiente se tornam reais ao apresentarem uma forma renovável de eletricidade. Não só a iluminação pública se torna mais segura e atraente, como as cidades agradecem por poupar o meio ambiente.
Anos luz de vida
Em relação à vida útil, um modelo de LED pode durar até 15 anos, o que corresponde a cerca de 60.000 horas de funcionamento, com economia de energia de até 60% em comparação as lâmpadas de vapor de sódio e com o dobro da vida média.
Ainda nesse sentido, a tecnologia aliada ao produto LED permite dimerização em horas de baixa movimentação, que através de acessórios específicos permite a utilização racional da energia, colaborando com a sustentabilidade ambiental.
Beleza e charme
As lâmpadas LED coloridas dispensam a utilização de filtros, que causam perda de intensidade e também provocam alteração na cor, principalmente nas luminárias externas, em função da ação da radiação UV do sol. Outra vantagem dos itens é a emissão de um comprimento de onda monocromático, com a transmissão de luz na cor certa, tornando a iluminação mais viva e saturada.
Segurança
Os LEDs na iluminação pública geram mais conforto visual, contribuindo para que os indivíduos possam ter um desempenho visual melhor do que acontece no ambiente. Ou seja, por meio do realce proporcionado pelos LEDs, as ruas e avenidas tornam-se mais claras para a visualização humana, fazendo com que espaços antes escuros fiquem mais iluminados, aumentando, portanto a sensacao de segurança de pedestres.
Outro ponto de destaque é que com esse tipo de tecnologia podemos obter altos índices de reprodução de cor (IRC), ou seja, mesmo de noite a iluminação é muito mais completa. Em ruas e avenidas, principalmente em horas de pouco movimento, esse fator pode ser decisivo para que se evitem assaltos, atropelamentos ou outros acidentes nas vias públicas.