Em nota conjunta, os presidentes de MDB, DEM e PSDB manifestaram solidariedade com o ministro Alexandre Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alvo de um pedido de impeachment apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Senado, na semana passada.
No comunicado, intitulado “A democracia é o único caminho a ser seguido”, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), Baleia Rossi (MDB) e Bruno Araújo (PSDB) consideram injustificado o pedido feito pelo presidente e apontam autoritarismo de Bolsonaro e incertezas geradas pelo governo diante da pandemia.
“É lamentável que em momento de tão grave crise socioeconômica, o Brasil ainda tenha que lidar com a instabilidade política e com o fantasma do autoritarismo. O momento exige sensibilidade, compromisso e entendimento entre as lideranças políticas, as instituições e os Poderes”, diz a nota.
A apresentação do pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes ocorreu no fim da tarde de sexta, mesmo dia em que a Polícia Federal cumpriu, pela manhã, mandados de busca e apreensão em endereços do cantor Sérgio Reis e do deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), entre outros aliados do presidente que são investigados por insuflar atos de violência contra o STF e seus ministros.
No mesmo dia, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sinalizou que não pretende iniciar o trâmite do pedido. Ao comentar o pedido apresentado pelo presidente da República, no fim da tarde Pacheco disse não ver fundamentos técnicos nem políticos para se pedir o impeachment do ministro.
Os três partidos têm tentado construir um caminho alternativo à polarização entre o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de 2022, a chamada 3ª Via. O grupo já chegou a divulgar comunicados conjuntos em outras situações. Neste comunicado, porém, somente as três maiores legendas do grupo assinam.
Leia a íntegra da nota:
A democracia é o único caminho a ser seguido
Mais uma vez, reafirmamos o nosso compromisso com a democracia, a independência e a harmonia entre os Poderes, e o nosso total respeito à Constituição Federal.
Diante dos últimos acontecimentos, manifestamos nossa solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de injustificado pedido de impeachment – claramente revestido de caráter político – por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro.
É lamentável que em momento de tão grave crise socioeconômica, o Brasil ainda tenha que lidar com a instabilidade política e com o fantasma do autoritarismo. O momento exige sensibilidade, compromisso e entendimento entre as lideranças políticas, as instituições e os Poderes.
A pandemia causada pelo coronavírus trouxe reflexões preocupantes para o dia a dia do país, onde as incertezas geradas pela atuação do governo federal contribuem para o aumento dos índices de desemprego, com a alta da inflação, e com o crescimento da fome.
Acreditamos que apenas o diálogo será capaz de guiar esse percurso em busca de soluções para as crises econômica, de saúde, e social que assolam o país. E para isso, é imprescindível que as instituições tenham capacidade de exercer suas funções com total liberdade e isenção.
Essa é a garantia que o país precisa para seguir fortalecendo sua democracia e os anseios da nação.
ACM Neto (DEM), Baleia Rossi (MDB) e Bruno Araújo (PSDB).
0
O post Presidentes de MDB, DEM e PSDB: “Democracia é único caminho” apareceu primeiro em Metrópoles.