Programa de redução de salário e jornada termina nesta quarta-feira

0
418

Com o fim da MP, trabalhadores voltam a receber salário anterior ao acordo, mas ainda terão um período de estabilidade

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), lançado no ano passado e prorrogado por 120 dias em 2021, chega ao fim nesta quarta-feira (25/8). O projeto permitiu que houvesse uma redução nas jornadas e salários em uma tentativa de ajudar as empresas durante a pandemia.

O programa foi encerrado em dezembro de 2020, mas uma portaria de 28 de abril deste ano o reestabeleceu por 120 dias. Um texto substitutivo da MP, submetido pelo deputado Christino Aureo (PP-RJ), foi aprovado pela Câmara dos Deputados e segue para o Senado, onde ainda não tem data para análise.

Toda a burocracia da mudança ficará sob responsabilidade do empregador. Assim, somente caso a empresa não retome as condições do contrato, o trabalhador deve agir. Nessa situação, ele deverá fazer uma denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) estadual pelo site, na aba “Denuncie”.

Mesmo com o fim do programa, o empregador não pode demitir o funcionário por um período de dias igual ao tempo de adesão ao BEm. Ou seja, caso o plano tenha durado três meses na empresa, são três meses de estabilidade no emprego para o trabalhador. Caso haja demissão sem justa causa nesse período, o empregador deverá pagar uma multa no valor do salário completo.

Artigo anteriorBiden mantém em 31 de agosto prazo para retirada de tropas dos EUA do Afeganistão
Próximo artigoLuis Miranda aprova parecer que penaliza em dobro empresas que vazarem informações de clientes