Shang-Chi e os Dez Anéis: fãs divergem sobre retorno aos cinemas

0
233

Com o recém-lançado Shang-Chi e a lenda dos Dez Anéis, o universo cinematográfico da Marvel (MCU) consolida a retomada de grandes lançamentos nas telonas. Ao contrário de Cruella e Viúva Negra, disponíveis também no Disney+ via Premier Access, o título só entra no catálogo do streaming depois de 45 dias da estreia na telona. A volta às salas de cinema, entretanto, divide o público.

Em 2020, os fãs se acostumaram a uma nova fase do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, em inglês). Com o fim da saga Vingadores e os desdobramentos possíveis, as novas histórias começaram a ser contadas por séries e minisséries.

A pandemia do coronavírus adiou o lançamento de grandes projetos do MCU, como Viúva Negra, Eternos e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Com a vacinação adiantada nos Estados Unidos, os cinemas foram reabertos. Mas o avanço da variante Delta ameaça a retomada do entretenimento.

Todos os títulos fazem parte da quarta fase de adaptações audiovisuais do universo Marvel. A expansão também conta com produções exclusivas para o Disney+, que chegou ao Brasil em novembro do ano passado.


0

Retomada controversa

Ainda em pandemia, o retorno aos cinemas não é consenso mesmo para o público fiel. “Eu penso que o cinema só vai voltar de verdade, com total capacidade e potência, na hora que a gente tiver uma vacinação em massa”, analisa Thiago Romariz, especialista em streaming e criador do app Chippu.

“Shang-Chi pode ser o primeiro filme que a gente vai ver um número significante de pessoas indo ao cinema. É um momento interessante”. Romariz pontua que respeita e considera natural o receio do público no momento.

Caio Braz é estudante de nutrição e mora na Baixada Fluminense (RJ). Grande fã dos quadrinhos e produções audiovisuais da marca, foi à estreia de Shang-Chi e os Dez Aneis. Ele aprova o formato de minisséries que o MCU tem adotado: “Deu pra explicar muita coisa que talvez nos filmes ficaria muito corrido por ser duas horas, três horas de duração, acho que não daria para falar tanto como foi falado”, opina.

“Com a chegada de novas sagas menores, acredito que vão agregar muito à saga principal e ajuda bastante, porque a gente já conhece o personagem, não precisa contar a história dele e não fica enchendo linguiça durante o filme”, completa.

Desde 2019 sem assistir produções do MCU nos cinemas, Caio estava com grandes expectativas. “Medo a gente tem desde que começou a pandemia, mas agora com a vacina acho que a gente já fica um pouco mais seguro de sair de casa”, pondera. O estudante ressalta a importância da retomada ser feita de forma responsável e mais segura possível.

Já a auxiliar administrativa Desirée Fernandes, 31 anos, moradora de Anápolis (GO), vai esperar mais um pouco. Fã fiel dos produtos dos estúdios Marvel, acompanha todos os lançamentos e frequentava estreias de madrugada.

A última visita ao cinema para ver os heróis do MCU foi no segundo semestre de 2019, para ver Homem Aranha: Longe de Casa. “Realmente, não acho seguro ir por agora. Os cinemas, por mais equipados e cheios de cuidados que possam ter, ainda são salas fechadas”, explica Desirée: “Atualmente, estou com Covid; peguei no trabalho e sei que mesmo com uma dose de vacina, posso me reinfectar e isso me assusta um pouco.”

A meta é rever o personagem de Tom Holland no fim de novembro. Até lá, ela terá tomado as duas doses da vacina contra Covid-19 e alcançado o prazo para imunização completa.

Público decide

Para Thiago Romariz, o movimento feito com a Marvel pela Disney é “um jogo correto no que se pode fazer hoje no mercado de entretenimento: paulatinamente apostar no cinema enquanto ele vai voltando”.

Ele analisa que neste novo momento do mercado, deve-se sempre disponibilizar o conteúdo onde o público preferir: “As janelas de lançamento podem ser diferentes, mas não adianta você ignorar a necessidade e a demanda do público.”

Confira a lista com os últimos lançamentos da Marvel para entrar no clima e se preparar para o que vem por aí:

Séries

No Brasil há menos de um ano, o serviço de streaming Disney+ reúne a maior parte dos produtos do MCU. Desde o surgimento, já lançou WandaVision (nove episódios), Falcão e o Soldado Invernal (seis episódios) e Loki (seis episódios).

Os acontecimentos das três séries terão grande influência nas próximas produções do estúdio, como Homem Aranha: Sem Volta Para Casa e Doutor Estranho 2.

A animação What If…? também tem sido lançada semanalmente, mas não interfere no universo pré-existente.

Ainda este ano, Hawkeye chega ao Disney+ no fim de novembro. A série mostra o já conhecido personagem Gavião Arqueiro treinando uma nova heroína. Kate Bishop será interpretada pela atriz e cantora Hailee Steinfeld.

Sem data de lançamento definida, Ms. Marvel será mais uma aposta do estúdio. A série vai apresentar Kamala Khan, adolescente paquistanesa que ganha habilidades sobrehumanas. A produção seria lançada neste ano, mas a estreia foi adiada. 

Até 2023, a previsão do estúdio é lançar outras seis séries exclusivas no Disney+. Cavaleiro da Lua (com Oscar Isaac como protagonista) e She-Hulk (protagonizado por Tatiana Maslany) têm previsão de lançamento para 2022.

Secret Invasion, sobre a raça alienígena skrull apresentada em Capitã Marvel, não tem data definida. Assim como Ironheart (Coração de ferro), Armor wars e Wakanda (com o diretor de Pantera Negra).

Filmes

Primeiro grande lançamento do MCU depois do início da pandemia, Viúva negra já está disponível no streaming. 

Conquistou o posto de filme com melhor arrecadação do período, mas ainda longe do que costumava ser. Agora, a introdução do herói Shang-Chi está disponível apenas nos cinemas e será decisiva para avaliar a estratégia dos próximos lançamentos.

Novembro marca a chegada da nova grande aposta do MCU, Eternos. O elenco é recheado de nomes consagrados na frente e atrás das câmeras como Angelina Jolie, Kit Harigton e Salma Hayek. A direção é de Chloe Zhao, vencedora do Oscar 2021.

 

Em dezembro, Homem Aranha: Sem Volta Para Casa traz uma série de personagens conhecidos e amados pelo público. O lançamento do trailer bateu 355,5 milhões de visualizações em 24 horas, novo recorde do MCU.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura tem estreia prevista para março de 2022. O longa terá a presença da personagem Wanda (Elizabeth Olsen) depois dos acontecimentos de WandaVision.

Em maio, a estreia é de Thor: Amor e Trovão. O filme marca o retorno de Chris Hemsworth e Natalie Portman como Thor e Jane, seu par romântico. A direção e o roteiro são assinados por Taika Waititi, de Thor Ragnarok.

Pantera Negra: Wakanda Forever e The Marvels, sequências das histórias de Pantera Negra e Capitã Marvel, respectivamente, também devem chegar às telonas em 2022.

Em 2023, as previsões são os lançamentos de mais um filme da dupla Homem Formiga e Vespa e o terceiro dos Guardiões da Galáxia.

(*) Mariah Aquino é estagiária do Programa Mentor e está sob supervisão da editora Maria Eugênia

O post Shang-Chi e os Dez Anéis: fãs divergem sobre retorno aos cinemas apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorApós reunião com governadores, Ibaneis diz que grupo pretende “distensionar o país”
Próximo artigoABBA retorna após quase 40 anos com novo álbum: ouça as músicas disponíveis