Deputado Federal Luis Miranda articula pela Derrubada do Veto do plano de Saúde da PCDF

0
304

Uma das principais demandas da Categoria que foi aprovado na câmara dos deputados e Senado federal que foi  vetada  pelo presidente, foi a do plano de Saúde dos policiais civis, o Deputado Federal Luis Miranda tem lutado para que seja derrubado o veto do presidente Jair Bolsonaro, buscando ajuda com seus pares da câmara Federal. Em junho ele recebeu  inclusive do  Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF @sindepodf, um ofício em agradecimento pelo resultado da MP1014/2020 na qual ele foi o relator e contribuiu para que o Policial Civil tivesse a mínima dignidade em ter assistência à saúde! No mesmo ofício, o Delegado Marcelo Portella reforça o pedido para que seja derrubado o veto do PR para que possa resgatar a conquista da saúde devidamente aprovada pela Câmara e pelo Senado!
“Fico muito feliz com o reconhecimento dos delegados do DF, assim como de todos os policiais, e reafirmo o meu compromisso em trabalharmos com todos os líderes para garantir a derrubada do veto”

O trecho que trata da assistência à saúde – demanda histórica dos policiais civis do DF – é semelhante ao benefício que existe para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Atualmente, ao contrário das forças militares, a PCDF não dispõe de um plano de saúde próprio, embora tenha a mesma fonte de recursos federais.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), a necessidade do plano ficou ainda “mais evidente” durante a pandemia de Covid-19: 18% do efetivo da PCDF foi infectado pelo vírus, taxa superior à de outras áreas do serviço público. “Assistência à saúde é uma questão que todas as forças de segurança acabam tendo e, nós, não. A PM e o Corpo de Bombeiros têm o plano deles, e a PCDF, não”, diz o presidente do Sinpol, Alex Galvão.

Alex reforça que a categoria vai “lutar para derrubar esse veto no Congresso”. “O veto foi em razão de interesse público. Se fosse por motivo jurídico, a gente poderia entender, mas não foi. Vamos procurar as lideranças dos partidos para derrubar esse veto”, declarou Galvão.

O delegado-geral da corporação, Robson Cândido, reforçou que aguarda a derrubada do veto para implementar, o quanto antes, o benefício. “É uma demanda antiga dos policiais. As forças de segurança já contam com o plano de saúde, a conquista pela PCDF representa a isonomia entre as corporações”, ressaltou.

O delegado Amarildo Fernandes, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do DF (Adepol), diz que a PCDF ocupa as últimas posições em termos salariais. “O governador Ibaneis (Rocha) tem a exata noção do quanto estamos defasados e, da mesma forma, a PCDF é importante no contexto social. Assim, temos plena confiança que seremos ouvidos e teremos o apoio do governador para a recomposição salarial e receber o auxílio saúde”, acrescentou.

Artigo anterior3° Via Mandetta e Simone Tebet ‘disputam’ cargo para ser vice de Sérgio Moro
Próximo artigoGovernador Ibaneis inaugura no Riacho Fundo II quarta UPA prometida