Banhistas nadam nas piscinas da Água Mineral, no dia mais frio da história do DF

0
368

Capital registrou temperatura mínima de 1,4ºC, no Gama, nesta quinta-feira (19). Local é conhecido pelas piscinas geladas; imagens foram feitas por volta de 6h30.

Imagens feitas pela TV Globo que registraram banhistas nadando nas piscinas da Água Mineral, no Parque Nacional de Brasília, nesta quinta-feira (19), dia mais frio da história da capital. No início da manhã, os termômetros registraram 1,4ºC, na estação meteorológica do Gama.

As imagens foram feitas por volta das 6h30. Na estação do Plano Piloto, mais próxima da região onde fica o clube, a temperatura variava entre 5ºC e 6ºC. As piscinas do local são famosas por serem geladas, já que são compostas por água natural.

Nas imagens, também é possível ver que havia fumaça em volta da água, por conta do tempo frio. O clube abre todos os dias, das 6h às 16h. Os ingressos podem ser comprados no local, somente com dinheiro em espécie, já que a bilheteria não aceita cartões.

Frio histórico

Antes desta quinta, a temperatura mais baixa registrada no Distrito Federal tinha sido em julho de 1975, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mediu 1,6ºC, no Plano Piloto. À ocasião, a estação meteorológica da região central era a única existente na capital.

A série histórica em Brasília começou em 1961. O Inmet não informa a temperatura média para todo o DF. Os registros são divulgados de acordo com cada estação meteorológica, em diferentes regiões administrativas.

A temperatura recorde é resultado do avanço de uma intensa massa polar que atinge o Sul, Sudoeste e Centro-Oeste do Brasil, somada a um ciclone extratropical que passa pelo sul do continente.

A marca foi atingida antes mesmo da chegada do inverno, que começa oficialmente no dia 21 de junho no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quinta, no Gama, a sensação térmica chegou a -1ºC.

 

 

Artigo anteriorJudoca brasiliense Bianca Reis de 17 anos se torna Campeã mundial na França
Próximo artigoEntra em vigor lei que modifica medidas contra alienação parental