Pelo menos 18 crianças e dois adultos morreram após um tiroteio na Robb Elementary School em Uvalde, Texas, nesta terça-feira (24), de acordo com o Departamento de Segurança Pública do Texas, nos Estados Unidos.
O atirador de 18 anos, um estudante da Uvalde High School, também foi morto, disse o governador Greg Abbott.
O jovem também teria atirado e matado sua avó antes de entrar na escola e novamente abrir fogo.
De acordo o governador do Texas Greg Abbott (Republicanos), o atirador foi identificado como Salvador Ramos, de 18 anos, que entrou na Robb Elementary School em Uvalde, Texas, com um revólver e possivelmente um rifle.
“Ele atirou e matou – horrivelmente, incompreensivelmente – 14 alunos e matou um professor”, disse Abbott, acrescentando que o próprio atirador “está morto e acredita-se que os policiais o mataram”.
As idades e identidades dos mortos não foram divulgadas até o momento.
“Quando pais deixam seus filhos na escola, eles têm a expectativa de que vão ser capazes de buscá-los quando o dia acabar. Há famílias de luto neste momento”, lamentou Abbott.
“A investigação está levando a nos dizer que o suspeito agiu sozinho durante esse crime hediondo”, disse Pete Arredondo, chefe de polícia do Distrito Escolar Independente Consolidado de Uvalde, em entrevista coletiva.
O presidente Joe Biden foi informado sobre o ataque e se dirigirá à nação esta noite, disse a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre no Twitter.
A escola atende da segunda à quarta série em uma cidade que quase metade não fala inglês, de acordo com o US Census Bureau.
É o tiroteio mais mortal em uma escola primária dos EUA desde o ataque em Sandy Hook, Connecticut, quase uma década atrás, que matou 26 pessoas – 20 crianças com idades entre 6 e 7 anos e seis adultos.