Ao menos cem pessoas morreram e 16 estão desaparecidas por causa das chuvas que atingiram Pernambuco entre quarta-feira (25) e a manhã desta terça-feira (31). A informação foi dada pela Defesa Civil do Estado.
O total de desabrigados subiu para 6.198. Dos 16 desaparecidos, 14 são por soterramento na região da Grande Recife.
“Outras duas pessoas teriam sido levadas pelas enxurradas, sendo uma em Jaboatão Centro e outra em Paratibe (Paulista)”, diz a Defesa Civil em nota.
O governo decretou situação de emergência, assim como 14 municípios da região metropolitana. O decreto de situação de emergência permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil. Os municípios em emergência são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.
Além do decreto, R$ 100 milhões foram disponibilizados para os trabalhos de busca e salvamento nas áreas atingidas, assim como para obras de infraestrutura nos municípios atingidos pela chuva.
Ao todo, trabalham na operação 198 bombeiros de Pernambuco, 11 da Paraíba, sete de Minas Gerais, oito do Rio Grande do Norte, oito policiais militares, cem guardas municipais e 25 funcionários da Emlurb; 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e quatro policiais civis do Core/PCPE.
Estão sendo empregadas nas buscas, salvamentos e fornecimento de mantimentos “embarcações e seis aeronaves, sendo três do Grupamento Tático Aéreo e três da Polícia Rodoviária Federal”, informou a Defesa Civil.