Decisão ocorreu durante reunião virtual com integrantes do PSDB e do Cidadania, nesta terça-feira (26/7), e limou a deputada Paula Belmonte
Por 13 votos a 6 (veja abaixo como cada um votou), o martelo foi batido, nesta terça-feira (26/7), em favor do congressista, que também preside a regional do PSDB no DF.
O senador e a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) travavam uma verdadeira queda de braço sobre qual dos dois políticos conduziria o processo eleitoral na capital federal.
“Página virada. A gente esgotou todas as instâncias, todas as possibilidades de entendimento. A instância que decide isso é a nacional e agora é para valer. Hoje, consolidou o que a gente já esperava, mas é claro que vamos buscar o entendimento e com todos os partidos”, afirmou Izalci
Também procurada, a deputada Paula Belmonte classificou a reunião como um “atropelo ao estatuto da federação” e à lógica da política.
“O estatuto prevê que a decisão é no âmbito regional, onde o Cidadania tem 70% dos integrantes da federação. E a lógica da política é que há cinco partidos em torno de mim, incluindo um candidato ao Buriti, o senador Reguffe. Por outro lado, Izalci não tem nenhum partido e há 4 anos patina entre e 3% e 4% nas intenções de voto”, rebateu.
Disputa
A guerra interna travada entre Paula Belmonte e Izalci se arrasta durante semanas. De um lado, a parlamentar batia o pé para dizer que, pelo fato de ter maioria dos integrantes da federação no Distrito Federal, ela teria legitimidade de decidir os caminhos da aliança nas eleições.
De outro, Izalci manteve o projeto de disputar o governo do Distrito Federal e argumentava que, sem o entendimento local, a esfera maior para decisão seria a nacional da federação, onde o PSDB tem maioria.
Não deu outra. O tucano levou vantagem.
Veja como cada integrante da nacional da federação votou:
Candidatura própria do senador Izalci ao governo do DF
- Bruno Araújo – PSDB
- César Gontijo – PSDB
- Carlos Sampaio – PSDB
- Adolfo Viana – PSDB
- Eduardo Barbosa – PSDB
- Eliziane Gama – Cidadania
- Gabriela Cruz – PSDB (movimento Tucanafro)
- Beto Pereira – PSDB
- Marco Vinholi – PSDB
- Nelson Marchezan – PSDB
- Yeda Crusius – PSDB (presidente do PSDB Mulher)
- Julia Jereissati – PSDB (juventude)
- Edgar de Souza – PSDB (diversidade tucana)
Votos pelo adiamento da decisão
- Roberto Freire – Cidadania
- Any Ortiz – Cidadania
- Daniel Coelho – Cidadania
- Davi Zaia – Cidadania
- Adão Candido – Cidadania
- Raquel Dias – Cidadania