Juiz Vitor Feltrim disse que denúncias serão investigadas também pelo Ministério Público Eleitoral, com auxílio das plataformas e provedores
A Justiça Eleitoral firmou uma parceria nacional com as plataformas digitais para combater crimes e propagação de fake news, inclusive no Distrito Federal.
Membro da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), o juiz Vitor Feltrim disse que a fiscalização estará com lupa sobre o que é divulgado pelas redes sociais durante a campanha deste ano.
“Já existem mecanismos para rastrear esse tipo de conteúdo [irregular]. A denúncia será encaminhada também para o Ministério Público Eleitoral, que vai investigá-la, porque nós temos parceria com todas os provedores e plataformas de internet”, disse.
Na capital do país, as denúncias serão encaminhadas para a Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, do TRE-DF. A força-tarefa conta com três juízes na coordenação e mais os magistrados de todos os 20 cartórios eleitorais espalhados pelo DF, além de servidores.
Qualquer cidadão que verificar uma situação de suposta propaganda eleitoral irregular pode denunciar à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para que os políticos façam propaganda nas ruas e na internet começou nesta terça-feira (16/8).