Quem vive com cachorros sabe que eles são muito expressivos e inteligentes, a ponto de alguns tutores dizerem que “só falta falar” para que se tornem semelhantes aos humanos. A verdade, no entanto, é que os cães já falam, mas utilizam diferentes tipos de linguagens para se comunicar, como a vocalização e os gestos corporais.
Na intenção de deixar a convivência com os “doguinhos” ainda mais prazerosa, tutores se empenham para aprender alguns desses “tipos de linguagem” e, surpreendentemente, o contrário também acontece. Os cachorros têm tanto interesse na comunicação quanto os humanos, que se empenham para facilitar esse diálogo com seus donos e também com outros pets.
Como eles se comunicam?
Grande parte dos animais é capaz de se comunicar com os seus iguais. É comum observar, por exemplo, abelhas e formigas trocando informações — elas transmitem substâncias químicas produzidas pelo próprio organismo para informar sobre locais de coleta, riscos de invasões às colônias, etc. Já os lobos, ancestrais dos cachorros, por exemplo, se comunicam para informar sobre a necessidade de caça, proteção, ataque e defesa, e até treinamento dos filhotes.
Leia a matéria completa no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.
The post Comunicaução: saiba como os cachorros se comunicam uns com os outros first appeared on Metrópoles.