Governadora do Distrito Federal em exercício cobrou investigação de responsáveis por furto de cabos do metrô, após pane geral nesta 3ª feira
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), repudiou, na manhã desta terça-feira (28/2), o furto de cabos que levou ao fechamento de todas as estações do metrô nas primeiras horas do dia. O crime causou uma falha no sistema de sinalização do modal e impediu o funcionamento dos trens.
“Liguei imediatamente para o delegado-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido. Quero esse bandido [que furtou os cabos] preso em 24 horas”, frisou a atual chefe do Palácio do Buriti.
A governadora acrescentou que cobrou perícia e abertura de inquérito para apurar o caso. A 21ª Delegacia de Polícia (Pistão Sul) deu início aos trabalhos nesta manhã.
“Todo o GDF [Governo do Distrito Federal] repudia esse tipo de ato, porque uma tentativa dessas não é para roubar o governo, pois prejudica toda a população que está tentando trabalhar”, completou a chefe do Executivo local.
Celina também cobrou do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, que esse tipo de furto “não seja minimizado”. “Que seja investigado com firmeza. Que haja abertura de inquérito, com investigação de inteligência, para começar a punir e dar exemplo”, enfatizou.
Celina se posicionou durante inauguração da primeira escola pública do Itapoã Parque. Na ocasião, anunciou que lançará uma campanha de combate à depredação do patrimônio público. “Dá tristeza entregar uma obra e, na semana seguinte, ela estar pichada e furtada. Nossa polícia vai agir”, prometeu.
Por fim, a governadora determinou a liberação das faixas exclusivas “até que se retorne à normalidade”, como anunciado pelos departamentos de Trânsito (Detran-DF) e de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
Novo colégio
A governadora em exercício entregou, nesta manhã, a obra da Escola Classe (EC) 502 do Itapoã Parque.
O primeiro colégio a atender os moradores do bairro recém-criado teve investimento de R$ 9,4 milhões do Governo do Distrito Federal (GDF).
Celina Leão dedicou a inauguração ao governador afastado Ibaneis Rocha (MDB). “Sei que ele gostaria de estar aqui comigo. É uma obra sonhada no coração dele”, declarou a atual chefe do Palácio do Buriti, cujo nome batiza a escola.
Além desse, o bairro de aproximadamente 50 mil habitantes terá, nos próximos anos, outros três colégios. A EC 502 receberá até 1.360 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da educação infantil.
A unidade tem 5.654 metros quadrados de área construída e conta com 17 salas de aula, acessibilidade, ginásio poliesportivo, parquinho com piso emborrachado, teatro de arena, entre outros espaços.