Desabamento em shopping: vistoria suspeita de laje mal construída

0
92

São Paulo – Falha na estrutura da laje é a principal hipótese da causa do desabamento ocorrido na última quarta-feira (8/3) no Osasco Plaza Shopping, na Grande São Paulo, segundo avalia o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP).

Construído há cerca de dez anos, o piso do estacionamento que desabou não seria forte o suficiente para suportar a carga total a que era submetida, como o peso de carros e da própria estrutura.

O Crea-SP já realizou duas vistorias no local – a última delas nesta quinta-feira (9/3), na companhia de equipes de perícia que analisam as causas do desabamento. O caso é investigado pelo 5º Distrito Policial de Osasco e alvo de inquérito do Ministério Público de São Paulo (MPSP).

O pouco tempo de realização da obra, muito recente para a estrutura ceder por envelhecimento, reforça a hipótese de desrespeito às normas técnicas para esse tipo de construção. Na investigação, os peritos vão apontar se os problemas estão relacionados ao projeto estrutural, à execução da obra ou às duas coisas.

Fragilidade da estrutura

“Chama atenção a aparente fragilidade da estrutura. Nas imagens que chegaram, não se detecta aço na laje: isso é um fato um tanto incomum para apoio de estacionamentos”, afirma o engenheiro civil Joni Matos Incheglu, conselheiro e porta-voz do órgão.

Outro elemento que causa estranhamento é que a carga da laje era suportada por parafusos, de acordo com o engenheiro. Esse tipo de estrutura é mais presente, por exemplo, em construções que preveem apenas o peso da circulação de pessoas.

Já em obras de estacionamento, que devem estar preparadas para pesos maiores, o mais comum é conectar vigas metálicas diretamente nos pilares.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3


0

Vídeos que flagraram o momento do desabamento mostram um vazamento de água pouco antes de o teto vir abaixo. Para Incheglu, no entanto, o rompimento da tubulação não é a causa da queda da estrutura.

“O mais provável é que seja consequência da deformação gradativa da laje”, diz Incheglu. “Para o fato, em si, o vazamento acabou sendo muito bom porque chamou a atenção de funcionários do shopping que tiveram tempo mínimo para isolar a área e acabou salvando vidas”.

Para o engenheiro, a chance de todo o prédio do shopping ser condenado é remota. “O problema parece concentrado no lugar do desabamento. Eventualmente, se outros locais se mostrarem frágeis, podem ser objeto de reforço estrutural”.

 

Shopping diz que colabora com autoridades

Em nota, o Osasco Plaza Shopping afirma que “segue atuando em colaboração com as autoridades, prestando todo o suporte para o esclarecimento dos fatos e adoção das medidas corretivas necessárias”.

“A administração lamenta o ocorrido, ressalta a regularidade das licenças operacionais do shopping e segue trabalhando na averiguação das causas do incidente, que não deixou vítimas”, diz.

The post Desabamento em shopping: vistoria suspeita de laje mal construída first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorPCDF investiga se quadrilha está por trás de fraude em concurso da Polícia Penal
Próximo artigoMP apura denúncia de “desmandos” em série na fundação da Santa Casa