Nesta quarta-feria (23/8), a Índia conseguiu pousar a sonda Chandrayaan-3 em uma região inexplorada da Lua
A Índia conseguiu pousar com sucesso a sonda Chandrayaan-3, nesta quarta-feira (23/8), em um local inexplorado da Lua. É a primeira vez que um país aterrissa na região, o polo sul, conhecido como o lado escuro do satélite. Agora, ela se junta ao pequeno grupo de nações que conseguiram levar suas sondas à superfície de lá.
A descida vertical começou às 9h29, deixando o equipamento cada vez mais próximo da superfície da Lua. Às 9h33, ele pousou e rendeu várias comemorações por parte da equipe da missão. O feito inédito foi registrado em vídeo.
Missão
A missão batizada de Chandrayaan-3 busca explorar a Lua porque em experiências anteriores, a Chandrayaan-1, lançada em 2008, detectou a presença de água na superfície lunar.
“Ainda precisamos de muito mais detalhes sobre onde e quanta água existe, e saber se toda ela está congelada”, explica Akash Sinha, professor de robótica espacial na Universidade Shiv Nadar University, perto de Delhi, à BBC.
Em 2019, o país lançou a Chandrayaan-2, que acabou colidindo com o solo quando faltavam apenas 2,1 km para alcançar a superfície.
A sonda Chandrayaan-3 foi lançada em julho, mas só entrou na órbita lunar em agosto. Após algumas semanas, o módulo de pouso Vikram se separou do módulo de propulsão, marcando o início dos procedimentos para a descida.
A exploração da superfície das regiões polares da Lua também pode fornecer respostas sobre a formação do Sistema Solar.