24Para dar início oficialmente ao 3º Ciclo do Programa QualificaDF, cerca de três mil alunos participaram da aula magna na manhã desta terça-feira (24), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A abertura contou com a participação da vice-governadora Celina Leão, que ressaltou a importância do programa para aumentar a empregabilidade no Distrito Federal.
A vice-governadora Celina Leão ressaltou que “o primeiro passo para mudar a vida de vocês já é esse que estão dando, que é a formação profissional. O GDF acredita que as pessoas precisam de oportunidade. Então, aproveitem, sejam os melhores naquilo que vocês fazem e não desistam” | Foto: George Gianni/ VGDF.
“O primeiro passo para mudar a vida de vocês já é esse que estão dando, que é a formação profissional. O GDF acredita que as pessoas precisam de oportunidade. Então, aproveitem, sejam os melhores naquilo que vocês fazem e não desistam”, afirmou Celina Leão.
A previsão é que, aproximadamente, nove mil alunos participem das palestras ao longo do dia. Durante a aula magna, os alunos têm a oportunidade de participarem de palestras com professores e profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) sobre empregabilidade, preparação de currículos, além de conversas motivacionais. Os dois primeiros ciclos do QualificaDF deste ano promoveram aproximadamente 16 mil capacitações e a expectativa é de formar mais oito mil estudantes que vão concluir, até o fim do ano, o terceiro ciclo.
“A grande chave da transformação não é programa nem benefício social, é oportunidade e qualificação para as pessoas conseguirem tocar sua vida. Esse é o nosso maior desafio. Todas as grandes empresas, quando precisam contratar, entram em contato conosco para abrirmos um processo seletivo. São os alunos dos nossos programas e projetos que recebem essas oportunidades de emprego e, então, concluir esse ciclo de aprendizagem”, defendeu o secretário Thales Mendes.
Vida nova
Há pouco mais de cinco anos morando em Brasília, Sandra Regina Nascimento, 60 anos, é auxiliar de enfermagem e veio para a capital do país em busca de melhores condições. Ao descobrir o Programa QualificaDF, por meio da internet, ela encontrou uma solução para se capacitar e conseguir um emprego.
“Eu estava em casa sem trabalhar. Vi o QualificaDF, fiz a inscrição e fui sorteada na segunda chamada. Hoje, eu faço o curso de carreiras públicas administrativas, que é preparatório para concursos públicos. Estou aqui para tentar e está dando certo. Estou me encontrando e me redescobrindo de novo, e está sendo muito bom. Eu estou me achando o máximo”, disse, animada.
Já para a estudante Sayonara Pereira do Carmo, 46, o objetivo é concluir o segundo curso de qualificação que participa e conseguir um emprego para dar melhores condições para ela e a filha. “Fiz o curso de porteiro e logo emendei um de maquiagem, em Planaltina. Estou gostando bastante”, avaliou.
“Essa aula magna mostra para a gente que existem pessoas que passam por essa experiência, e isso é importante. Mostra que tem solução o que estamos passando, esse momento difícil, que realmente há chances de vencer. Se aquele palestrante conseguiu, eu também posso chegar lá”, concluiu.
Sobre o programa
O QualificaDF oferece diversos cursos que abrangem formações em eletricista predial, garçom, barman, barista, manutenção de equipamento de informática, estética facial e corporal com massagem terapêutica e assistente administrativo.
O programa é uma iniciativa importante para quem almeja uma atualização profissional e deseja adquirir novas competências para se destacar no mercado de trabalho. Está em andamento o terceiro ciclo do QualificaDF deste ano, alcançando a marca de 24 mil qualificações profissionais por meio somente deste programa.