Senai-DF: inscrições abertas para 4,2 mil vagas em cursos gratuitos

0
81

Aulas começam no 1º trimestre de 2025, em Taguatinga, SIG, Gama e Sobradinho. São mais de 50 cursos de qualificação em 20 áreas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) abre nesta quinta-feira (21/11) mais de 4 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional com certificado. As aulas começa, a partir do primeiro trimestre de 2025, nas unidades do Senai-DF de Taguatinga, Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Gama e Sobradinho.

Ao todo, são 4.250 vagas para 52 cursos gratuitos, distribuídos em 20 áreas, como tecnologia, construção civil, automobilístico, instalação e manutenção, trabalhos manuais, entre outros. Desse total, 3.590 vagas são para 41 cursos de qualificação — presenciais, semipresenciais e on-line — e 660 para 11 cursos de aperfeiçoamento — todos presenciais.

As vagas podem ter pré-requisitos variados, a depender do curso pretendido. O edital de seleção faz parte do Programa Senai de Gratuidade Regimental, programa voltado para pessoas de baixa renda.

As aulas serão ofertadas nas modalidades presencial, semipresencial – 80% da formação plataforma de educação a distância e 20% é presencial – e à distância. Os cursos variam entre 24 a 380 horas-aula e as aulas presenciais serão ministradas nas unidades do Senai-DF no Gama, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Sobradinho e em Taguatinga.

Como se inscrever

As inscrições gratuitas deverão ser realizadas pelo site do Senai-DF. O preenchimento das vagas ocorrerá por ordem de inscrição e o Senai-DF ordenará os excedentes em uma lista de espera, conforme a ordem de inscrição dos candidatos.

Os candidatos que atenderem aos critérios de classificação serão convocados por e-mail e/ou telefone para comparecer à unidade em que o curso será ofertado para confirmação da matrícula, em até dois dias úteis, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 horas às 20h30.

Para a fazer a matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos em duas vias, original e uma cópia que ficará na unidade:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar;
  • Declaração de conhecimento prévio na área escolhida (para cursos de aperfeiçoamento profissional).

Candidatos menores de 18 anos deverão estar acompanhados de um dos pais ou do responsável legal, que também deverão apresentar documento oficial com foto em duas vias. O não comparecimento dentro do prazo estipulado acarretará na perda da vaga.

Artigo anteriorNatiruts anuncia último show da turnê de despedida em Brasília
Próximo artigoGovernador Ibaneis Rocha sanciona lei que cria Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha