GDF conclui restauração das pedras portuguesas na Praça dos Três Poderes

0
6

Governadora em exercício, Celina Leão, inaugurou, nesta quinta-feira (23), junto com as pedras uma rota acessível para pedestres no Eixo Monumental

A governadora em exercício, Celina Leão, inaugurou, nesta quinta-feira (23), a restauração das pedras portuguesas da Praça dos Três Poderes. Na ocasião, também foi inaugurado uma rota acessível para pedestres e cadeirantes no Eixo Monumental. As obras fazem parte de um planejamento conjunto entre os governos federal e distrital. São esperadas ainda na praça novas reformas estruturais, como a da parte subterrânea

A obra de recuperação das pedras portuguesas iniciou-se em outubro de 2024 e foi realizada em quadrantes, o que permitiu que os visitantes transitassem pela praça sem a interdição total do espaço. Dos 26 mil m² da praça, cerca de 6 mil m² tiveram as pedras repostas. O investimento total no local foi de R$900 mil. De acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), as pedras que estavam em bom estado foram reutilizadas e as que precisaram ser compradas estavam com concreto e sem condições de serem reaproveitadas. As pedras novas vieram de Juiz de Fora (MG).

Já o projeto da rota acessível foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). A Novacap foi a responsável pela fiscalização da obra, que foi executada pela Construtec Construções e Serviços LTDA. Apenas no local foram investidos R$11,2 milhões. Dentre os serviços executados de acessibilidade estão: 40 mil m² de calçadas em concreto polido; 5 mil m² de pavimento rígido para travessias elevadas; 10 mil m² de placas de concreto e 25 mil m² de grama. Além disso, foi implementado piso tátil e direcional e foram instaladas lixeiras, paraciclos e bancos.

A governadora em exercício, Celina Leão, enfatizou que esta foi a primeira manutenção efetiva na Praça dos Três Poderes desde a sua inauguração, em 1960. A restauração das pedras portuguesas foi feita manualmente, quase que de forma artesanal. “É o nosso governo que vem fazendo todas as mudanças necessárias. Estamos entregando uma reforma que foi tão solicitada, mas que nenhum outro governo que passou antes teve coragem de fazer”, frisou Celina.

celina leao
Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Durante as inaugurações, Celina teceu críticas a governos anteriores que passaram pelo GDF. “O abandono era a prática dos governos que nos antecederam, mas o nosso governo é trabalho e compromisso”, disse. Em relação às tratativas com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a reforma completa da Praça dos Três Poderes, a governadora em exercício pontuou que as tratativas estão em fase de aprovação do projeto, que tem previsão para ser entregue ao GDF em março.

“Estamos aguardando por parte do Iphan a aprovação do projeto para ser doado ao GDF para que possa ser feita a reforma definitiva dessa praça. Queremos lembrar que o que queríamos fazer era uma reforma total, mas o projeto não foi aprovado em um primeiro momento no Iphan, por conta da parte técnica. Depois de muita conversa e diálogo eles [Iphan] decidiram fazer o projeto e doar para o GDF para que a gente pudesse fazer a obra”, explicou Celina.

Artigo anteriorGolpe Financeiro: Grupo que Prometia Reduzir Parcelas de Empréstimos é Preso no DF