Uma nova escalada na guerra comercial entre Estados Unidos e China foi deflagrada nesta quarta-feira (9), quando o presidente americano Donald Trump anunciou um aumento imediato de tarifas sobre produtos chineses em 125% . Ao mesmo tempo, Trump anunciou uma suspensão temporária de tarifas para outros países— uma medida que exige uma “pausa” de 90 dias nas supertaxas, com a aplicação de uma taxa recíproca reduzida em 10%.

“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, isso é, em grande parte, um aumento na tarifa cobrada pela China aos Estados Unidos da América em 125%, com efeito imediato”, declarou Trump na rede Social Truth.

A decisão é mais um capítulo da tensão econômica entre as duas maiores potências do mundo. Trump afirmou que, diferentemente da China, mais de 75 países estariam dispostos a dialogar com os Estados Unidos, envolvendo representantes dos Departamentos de Comércio, Tesouro e USTR (órgão responsável pela política comercial americana) para buscar alternativas às tarifas.

“Autorizamos uma PAUSA de 90 dias e uma Taxa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato”, escreveu ele.

O republicano também espera que, “num futuro próximo, a China perceba que os dias de exploração dos Estados Unidos e de outros países não serão mais sustentáveis ​​nem oleosos”.

Artigo anteriorTarifa zero aos domingos impulsiona turismo e comércio no DF
Próximo artigoInscrições abertas para cursos gratuitos de acessibilidade cultural, Braille e audiodescrição