40% dos pacientes que tratam câncer pelo SUS precisam viajar em média 145 km para fazer radioterapia. Agora, esses pacientes com câncer vão contar com uma bolsa, uma ajuda do governo federal, para bancar os custos e não abandonarem o tratamento.
O novo auxílio vai pagar R$ 150 para custear o transporte e mais R$ 150 por dia para alimentação e hospedagem dos pacientes e acompanhantes.
“Estamos colocando a radioterapia em outro patamar, em relação ao cuidado ao paciente com câncer”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele também anunciou outras medidas para expandir os serviços de radioterapia no SUS (Sistema Único de Saúde).
Acesso a medicamentos caros
O Ministério da Saúde publicou ainda, no Diário Oficial da União, uma portaria sobre a assistência farmacêutica oncológica, para ampliar o acesso a medicamentos de alto custo.
A partir dela, a União assume a responsabilidade pela aquisição de medicamentos para tratamento de câncer, com prioridade para novas tecnologias em oncologia. A expectativa é reduzir preços em até 60% com as negociações de abrangência e escala nacional.
Além disso, serão criados centros regionais de diluição de medicamentos oncológicos, para reduzir desperdícios e otimizar o uso dos insumos. As medidas fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, lançado em maio deste ano para reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados na rede pública.




































