O governo do Distrito Federal anunciou nesta sexta-feira (24) que, além da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), outras seis vias terão faixas exclusivas para ônibus. De acordo com o GDF, nos próximos meses, as avenidas Hélio Prates e Elmo Serejo, o Eixo Monumental, a Estrutural e a BR-020 também vão ganhar corredores exclusivos.
De acordo com o GDF, o corredor da W3 Sul será o próximo a ser implantado, a partir do dia 15 de março. A faixa da direita da via de sete quilômetros será utilizada apenas por ônibus.
Como ocorreu na EPTG e na EPNB, nos primeiros dias, os motoristas que trafegarem na W3 Sul serão apenas orientados. Depois, radares eletrônicos serão adaptados para multar quem não respeitar a restrição. Diariamente, 480 ônibus fazem 2,4 mil viagens pela W3.
O primeiro corredor de ônibus do DF é o da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), iniciado em 27 de dezembro do ano passado. Na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), a faixa exclusiva está em funcionamento desde 31 de janeiro de 2012.
Renovação da frota
O governo também anunciou o lançamento, em março, de edital que deve renovar 75% da frota de transporte público do DF, que hoje é composta por cerca de 4 mil coletivos.
Em nota do GDF, o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima, comentou as mudanças que estão sendo planejadas pelo governo. “É preciso conscientizar a população e investir em uma mudança de cultura, que priorize o transporte coletivo. Se não for assim, o DF vai parar, como, infelizmente, já é o caso de outras grandes cidades do país. Um transporte público mais rápido representará mais qualidade de vida para todos os brasilienses”, disse.