A organização do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro divulgou, nesta terça-feira (8/12), a programação completa do evento. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a tradicional Mostra Competitiva, realizada entre os dias 15 e 20 de dezembro, será transmitida pelo Canal Brasil, sempre a partir das 23h.
Já a Mostra Brasília e a oficiais de curtas serão exibidas pela plataforma de streaming Canais Globo. A cerimônia de premiação acontece no dia 21 de dezembro por meio do canal do YouTube do 53º FBCB. Confira a programação completa aqui.
Ao todo, 30 filmes foram selecionados pela curadoria do diretor artístico e cineasta Silvio Tendler. Produções de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Roraima, Pernambuco e Mato-Grosso do Sul formam a mostra de longas-metragens. Entre as obras estão Longe do Paraíso (BA), de Orlando Senna, e A Luz de Mario Carneiro (RJ), de Betse de Paula.
Dos 12 curtas selecionados para a Mostra Oficial, cinco representantes do Nordeste (BA, RN, MA, CE e PE), dois do Sul (SC, PR) e cinco do Sudeste (RJ, ES, SP e MG). Segundo a organização do 53º FBCB, o mosaico criado é diversificado com presença forte de mulheres, negros e LGBTQIAP+ tanto na direção quanto nas temáticas.
Mostra Brasília
Com quatro longas e oito curtas, boa parte dos filmes da Mostra Brasília conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secec. A narrativa política também aparece firme em obras como Distopia, de Jorge Bodanzky, que dá vida ao sonho da Universidade de Brasília (UnB) destroçado pelas sucessivas invasões militares do regime totalitário da década de 1960.
Para mais informações, acesse: programação detalhada.
53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB)
De 15 a 20 de dezembro no Canal Brasil (às 23h, Mostra Oficial de Longas) e na plataforma de streaming Canais Globo (disponíveis de 15 a 20 de dezembro, Mostra Oficial Curtas e Mostra Brasília). Dia 21 de dezembro, às 20h, cerimônia de premiação transmitida pelo Canal do Youtube do 53º FBCB
O post Mostra oficial do 53º Festival de Brasília será exibida pelo Canal Brasil apareceu primeiro em Metrópoles.