Vacinas-Ibaneis negocia compra de vacinas direto com fornecedores

0
538

Segundo governador, contato com empresas já ocorre ‘há alguns meses’. No entanto, não há pronta-entrega de vacinas.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, nesta segunda-feira (22), que está negociando a compra de vacinas contra a Covid-19 “diretamente com fornecedores, como estratégia complementar ao Plano Nacional de Vacinação (PNI) do Ministério da Saúde”. O anúncio ocorreu no início da tarde, em uma rede social.

Durante a manhã, no Bom Dia DF, a repórter Rita Yoshimine havia antecipado a informação. De acordo com Ibaneis, “as tratativas estão acontecendo há alguns meses”, no entanto, o anúncio só ocorreu agora por considerar “mais responsável falar sobre o tema depois que houvesse mais segurança”.

Na postagem, o governador diz que “a negociação não é fácil por conta da alta procura”. Segundo Ibaneis, “os prazos são longos, não há fornecedores com pronta-entrega”.

Ampliação da vacinação

Segundo Ibaneis, é o secretario de Saúde, Osnei Okumoto, quem está coordenando a negociação com as empresas farmacêuticas. Apesar da iniciativa, o governador afirma que “o Ministério da Saúde vem cumprindo calendário de envio de vacinas”.

Nesta segunda, começou a campanha de imunização passa a incluir idosos de 69, 70 e 71 anos. A medida ocorreu após o recebimento de mais 84,5 mil doses enviadas pelo governo federal.

A ampliação do grupo prioritário ocorre também após mudança na diretriz do Ministério da Saúde, com novas orientações para utilizar as doses da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Conforme o informe técnico mais recente divulgado pela pasta, as doses distribuídas na terça-feira (16) e neste sábado devem ser aplicadas “em sua totalidade”, portanto, não há necessidade de reserva técnica para completar o esquema de vacinação. Já as vacinas anteriores devem permanecer reservadas.

Artigo anteriorSaae realiza atividade virtual e mostra os caminhos das águas
Próximo artigoVacinas – Agentes de segurança pública serão vacinados a parti da semana que vem