Depois de mandar arquivar o processo de lançamento de Marighella, iniciado em 2019, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) recebeu uma nova inscrição da distribuidora do filme e confirmou a previsão de estreia do longa de Wagner Moura e Seu Jorge para 4 de novembro deste ano.
A informação de que o projeto foi arquivado veio à tona nesta sexta-feira (13/8). O órgão justificou alegando que houve “desistência da proponente em prosseguir com o projeto na Chamada Pública.”
A O2 Filmes negou que houve pedido de desistência e informou, em nota, que não houve nenhum contato da Ancine com a produtora sobre o assunto.
Divulgação
0
Falha de comunicação
Um documento obtido pelo jornal O Globo, mostra que uma servidora do órgão assinou, em 25 de abril, despacho solicitando o envio do formulário de comercialização atualizado e a nova data de lançamento para filme pela distribuidora, já que prazo previsto não havia sido cumprido.
A resposta foi dada no dia seguinte por Verônica Stumpf, representante da distribuidora Paris Filmes. Ela escreveu que, em agosto de 2019, observando o prazo então previsto para o lançamento (20 de novembro daquele ano), os proponentes realizaram inscrição na chamada pública para investimento em comercialização, antes mesmo da celebração do contrato com o Fundo Setorial do Audiovisual para a produção, e concomitantemente, protocolaram o pedido à Diretoria Colegiada da Ancine a possibilidade de admissão da oferta, o que foi negado. “Desta forma, o lançamento comercial não foi realizado em 20/11/2019 e esta oferta está cancelada”, finalizou. A declaração foi entendida como desistência pela Ancine.
Após a repercussão do caso, a Agência explicou que a distribuidora se inscreveu novamente na chamada pública, com uma nova data de previsão de lançamento para o dia 4 de novembro de 2011. Com isso, um novo processo foi aberto na área técnica da agência e está sob análise.
O post Após falar em arquivamento, Ancine confirma estreia de Marighella para 2021 apareceu primeiro em Metrópoles.