Mais de 28 jovens com deficiência vivenciam um dia de afeto, sabor e inclusão na Semana de Luta pela Pessoa com Deficiência

0
374

Em dois dias, os alunos do CED 02 do Cruzeiro recebem muito carinho e cidadania

Assim como a primavera que se inicia, o dia 21 de setembro vem para nos lembra que é preciso florescer em empatia, respeito e cidadania para que todas as pessoas com deficiência possam se sentir parte do coletivo. No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, reforçamos não só a conscientização, mas também a necessidade constante de renovação de atitudes em prol da inclusão.

Pensando nisso os educadores da Escola CED 02 do Cruzeiro iniciaram a buscar por parceiros da cidade que estivessem dispostos a proporcionar para seus alunos dois dias repletos de muito respeito, cidadania e oportunidades.

Instituída pela Lei nº 11.133/2005, essa data é uma oportunidade de reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência (PCD) e o quanto ainda precisamos avançar em termos de acessibilidade e igualdade de oportunidades. O Estatuto da Pessoa com Deficiência, ou Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), reforça a importância de criarmos uma sociedade onde essas pessoas possam exercer plenamente seus direitos, sem barreiras físicas, sociais ou emocionais.

Nesta quinta-feira (19) os alunos receberam um dia de beleza proporcionado pelo Instituto de Beleza Bacellar, que ofertou cortes de cabelo e manicure para as meninas e o Barber Blesseed proporcionou corte e barba para os meninos. Além, de todo cuidado com a beleza os alunos aproveitaram a manhã com um café da manhã ofertado pelo Supermercado Veneza e picolés da Gelattos para refresca-los. “Todos os anos procuramos parceiros para valorizar esse dia e tornar essa pauta mais sensível para sociedade” ressalta a professora Ângela Andreotti, responsável pela sala de recursos do CED 2. Assim essa parceria se estendeu entre a escola e a Administração do Cruzeiro, gerando bons frutos. O Administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires, ressalta a importância de ações assim “todos saem ganhando e o mais importante tornar possível que todos esses jovens possam usufruir das melhores oportunidades”.

O evento foi fechado com chave de ouro na sexta-feira (20) os alunos do Cruzeiro participaram de uma manhã inesquecível na Doceria Maria Amélia, no Jardim Botânico, onde, além de momentos saborosos, vivenciaram o acolhimento e o respeito que todos merecem. A proprietária do estabelecimento Maria Amélia assume que “foi impossível dizer não a um pedido como esse, tenho familiares com diversos tipos de deficiência e nada mais justo que retribuir todo esse amor para essas crianças mais que especiais, aqui cozinhamos com amor e muita afetividade, é o que todos eles precisam diariamente”.

Que esse gesto nos inspire a continuar lutando por uma sociedade mais justa e inclusiva, onde a diversidade seja celebrada e a participação plena de todas as pessoas seja uma realidade.

Artigo anteriorDetran abre inscrições para curso gratuito de mecânica para mulheres
Próximo artigoGDF Mais Perto do Cidadão ultrapassa 255 mil atendimentos

Deixe uma resposta