Quem é o estudante que acertou tudo na Olimpíada Brasileira de Matemática

0
2

Um garoto de apenas 12 anos é o único participante, no nível dele, que simplesmente acertou tudo na maior competição nacional que envolve raciocínio lógico e conhecimentos matemáticos. O estudante Diogo Andrade Acioli, de Pernambuco, conquistou algo inédito: responder todas as questões corretamente na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) na categoria nível 1.

Os organizadores afirmam que é a primeira vez que um estudante tão jovem atinge o “ouro perfeito”. Isso abre diversas oportunidades em competições internacionais de matemática para Diogo.

Participaram da competição 3 mil estudantes de todo o país. Criada em 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição para alunos dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Longa trajetória

Desde 2023, Diogo participa de olimpíadas de matemática. Anteriormente, ele se destacou ao conquistar a medalha de bronze na OMB e a de ouro na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas.

De acordo com o estudante, o foco dele é a IMO, a competição internacional mais importante de matemática, diz a Folha de Pernambuco.

Na Olimpíada Brasileira de Matemática, as questões exigem raciocínio lógico e descrição detalhada da resolução dos problemas. Não aceitas respostas, sem o desenvolvimento passo a passo.

Olimpíada de Matemática 

É uma realização da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do INCT-Mat.

A Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM prepara as provas e as soluções das provas da OBM.

Os critérios de correção e de premiação também são definidos por essa comissão.

Objetivos da competição

  • estimular o estudo da matemática;
  • identificar jovens talentos;
  • promover a inclusão social

Agora com essa medalha de ouro, Diogo Acioli sonha com a olimpíada internacional. Ele vai conseguir! Foto: Folha de Pernambuco

Agora com essa medalha de ouro, Diogo Acioli sonha com a olimpíada internacional. Ele vai conseguir! Foto: Folha de Pernambuco
Artigo anteriorGDF – Ibaneis determina a inclusão da PMDF em plano de saúde do GDF