Mosaicos de pedras portuguesas serão refeitos na Frei Baraúna

0
350
Prefeitura vai contratar empresa especializada para refazer os desenhos no piso. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/2/2020)

A Prefeitura de Sorocaba informou nesta terça-feira (4) que deverá contratar uma empresa especializada para rever a questão do piso na praça Frei Baraúna, no Centro.

Em janeiro do ano passado, o Cruzeiro do Sul mostrou a situação do local com muitos buracos, o que gerou reclamações de pessoas que passam pelo local com frequência.

O piso da praça Frei Baraúna é todo constituído de pedras portuguesas e desenhos de mosaicos. Para tapar os buracos por conta das pedras que estavam faltando, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) realizou serviço no local, mas não respeitou os desenhos originais. As pedras foram recolocadas sem preservá-los.

Questionada, a Serpo informou que o serviço realizado na praça Frei Baraúna foi feito entre os meses de outubro e novembro de 2019.

“Houve a necessidade de manutenção devido ao grande número de reclamações e acidentes (quedas de pessoas no local). O serviço realizado teve características emergencial e paliativa até que se contrate uma empresa especializada para a devida recuperação do local”, aponta a pasta.

Prédio segue abandonado

Em estado de abandono ainda encontra-se na praça Frei Baraúna o prédio que abrigou por duas décadas a Oficina Cultural Grande Otelo, que é de propriedade do governo estadual.

O prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 2012, mas com o passar do tempo, uma reforma seguida de restauração tornou-se inadiável e com isso a Oficina Cultural foi desativada.

A reforma, financiada pelo governo estadual, começou em 2014 e um ano depois constatou-se que os problemas eram mais graves. Além das infiltrações, encontraram problemas na estrutura, em virtude da acomodação do solo. Com isso, a reforma parou e a obra abandonada em 2015. De lá para cá o local segue sem uso.

A Secretaria da Cultura e Economia Criativa foi questionada pelo Cruzeiro do Sul e informou que o assunto está em análise pela pasta.

No ano passado, a Associação Comercial de Sorocaba (Acso) fez uma proposta ao governo do Estado para ocupar o prédio da antiga Oficina Grande Otelo, conhecido como Fórum Velho, mas não houve resposta.

Por conta disso, a Acso assinou contrato de locação com o Mosteiro de São Bento para uso de uma das unidades do conjunto arquitetônico, localizada na esquina do largo de São Bento com a rua Dr. Arthur Martins, também no centro de Sorocaba. (Ana Cláudia Martins)

O post Mosaicos de pedras portuguesas serão refeitos na Frei Baraúna apareceu primeiro em Jornal Cruzeiro do Sul.

Artigo anterior‘Filmes cult’ tem primeira sessão do ano na Biblioteca Infantil
Próximo artigoShinnenkai 2020 é as boas-vindas ao novo ano