Quando adotamos ou compramos um bichinho, sua saúde e felicidade passam a ser nossas responsabilidades diariamente. Mas nem sempre essas tarefas são fáceis, não é mesmo? Assim, algumas pessoas podem enfrentar dificuldades na hora de realizá-las, principalmente com os gatos.
Para conscientizar os tutores, trouxemos seis ensinamentos muito importantes sobre os gatinhos para inspirar a rotina com seu pet. Confira as dicas abaixo!
Por que meu gato se comporta assim?
Antes de mais nada, preste atenção em como seu amigo se comporta! Você sabia que o comportamento do animal pode variar de acordo com alguns fatores físicos? O comprimento do pelo, por exemplo, pode definir se ele será mais ativo ou parado. Porém, independentemente da pelagem, uma coisa é certa: todo felino é curioso!
“A personalidade de um gato é moldada ainda pela genética e a primeira fase de sua vida (até nove semanas), pois é um momento sensível para ele aprender coisas novas e socializar. Quanto melhor for esse contato durante o crescimento, mais sociável ele será”, destaca a médica veterinária Priscila Rizelo.
Mas vale lembrar que essa importância da infância para o pet não é um fator que deva ser pesado na hora da adoção. Acolher um gatinho adulto também será uma experiência incrível, afinal eles já são bastante inteligentes e mesmo assim ainda podem aprender muito com esse novo dia a dia!
Vamos agendar um check-up?
Uma dúvida comum entre os cuidados é sobre quando levar os gatos ao veterinário. Se não houver nenhuma alteração em seu comportamento, urina, fezes nem nenhum sinal de dor ou incômodo, o recomendado é que o gatinho mais novo visite o veterinário anualmente, enquanto os idosos devem visitá-lo com mais frequência.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral.
O post Confira 6 dicas infalíveis para deixar o seu gatinho ainda mais feliz apareceu primeiro em Metrópoles.