Suspeito de ataque ao metrô de Nova York é preso

0
519

O homem que abriu fogo contra um vagão do metrô de Nova York e deixou 29 feridos, 10 deles baleados, foi preso, disseram autoridades americanas nesta quarta-feira (13).

Frank James, de 62 anos, foi apontado pelos policiais como a única pessoa de interesse depois que um homem com máscara de gás, capacete e colete de neon jogou duas granadas de fumaça e abriu fogo em enquanto andava no trem N com destino a Manhattan pouco antes das 8: 30h

James alugou uma van U-Haul ligada ao ataque, disseram autoridades durante uma entrevista coletiva na terça-feira.

O suspeito postou vários vídeos no YouTube cheios de conspiração, protestando contra os serviços de saúde mental da cidade, reclamando sobre questões raciais e falando violentamente contra pessoas que ele acredita que o prejudicaram.

Ele criticou o prefeito Eric Adams em um de seus discursos, onde afirma que uma guerra racial seguirá o conflito na Ucrânia.

“É apenas uma questão de tempo até que esses filhos da puta brancos decidam: ‘Ei, escute, já chega, esses nerds têm que ir embora”, diz ele.

“E oque você vai fazer? Você vai lutar. E adivinhe o que você vai morrer. Porque ao contrário do presidente [Volodymyr Zelensky] na Ucrânia, ninguém te apoia. O mundo inteiro está contra você. E você está contra o seu eu, então por que você deveria estar vivo de novo é a porra da pergunta. Por que alguém deveria estar vivo neste planeta, além de colher algodão ou cortar cana-de-açúcar ou tabaco?”, disse Frank James em vídeo.

Em outro vídeo, ele diz a um rival de sua juventude “preciso ver você sangrar” e promete “observá-lo morrer como um rato”.

Ele sugere que a guerra na Ucrânia pode ser uma bandeira falsa para desencadear o “controle populacional” e disse acreditar que uma guerra racial pode se seguir a uma guerra nuclear.

“E esses filhos da puta nos fizeram todos morrer. Todos nós somos a morte e alguém tem que ir, vadia e essa vai ser você”, diz ele em um dos vídeos.

Ele diz que os negros foram “domesticados” e estão de acordo com os padrões dos brancos, mas observa que muitas pessoas de cor “não conseguem ver”

“O que diz que você quer morrer e você deveria estar morto porque você não pode ver, você não entende isso e não está tentando entender isso,” ele diz.

Pelo menos 19 outras pessoas ficaram feridas no incidente, enquanto outras sofreram de inalação de fumaça.

A Glock semiautomática de 9 mm do atirador ficou presa no meio, o que pode ter evitado mais carnificina, disseram autoridades policiais.

Fotos divulgadas pela CBS News mostram Frank James entrando na estação de trem antes do ataque.

O suspeito Frank James é visto entrando na estação de trem antes do ataque.

 

Artigo anteriorImposto reduzido aqueceu mercado imobiliário no Distrito Federal
Próximo artigoCovid-19: Ibaneis anuncia quarta dose de vacina para maiores de 70 anos