É eficiente treinar todos os grupamentos musculares diariamente?

0
119

É natural acharmos que quanto mais fazemos exercícios, mais resultados serão obtidos. Mas, será que essa lógica funciona?

Vamos entender!

Um estudo comparou dois grupos de 23 pessoas. Elas treinaram cinco vezes na semana com o mesmo volume, ou seja, a mesma quantidade de exercícios.

  • Grupo 1 – treinou cada dia um grupo muscular;
  • Grupo 2 – treinou todos os grupamentos musculares, diariamente.

Os resultados mostraram os mesmos ganhos de massa muscular, em ambos os casos. Quer dizer, então, que tanto faz o método escolhido?

A resposta é não! Esse estudo mostrou que o tempo de recuperação muscular está diretamente associado ao volume e intensidade do treino. Baixo volume e baixa intensidade pede um tempo menor de recuperação. Para volume e intensidade de treino mais elevados, o ideal é dividir o treino em sessões programadas.

mulher levantandpo barras
O ideal é dividir o treino em sessões programadas

Se o treino for muito intenso e com muitos exercícios, e não houver uma recuperação muscular adequada, isso certamente irá comprometer o resultado de ganho de massa muscular e sobrecarregar as articulações.

O mesmo acontece com treino leve e de baixo volume, com espaços longos entre sessões. Isso compromete os resultados, dificultando o ganho de massa e fortalecimento muscular.

O praticante deve respeitar os próprios limites durante a malhação
O que deve ser feito para garantir o resultado?

Periodize o treino! A análise dos objetivos, frequência e tempo disponível deve ser planejada antes da prescrição do exercício. Não existe uma fórmula mágica. Existe ciência, conhecimento e coerência.

Lembrando que, em processos de emagrecimento, o aumento da frequência semanal gera maior gasto energético. Porém, a quem quer hipertrofia, a ideia do “quanto mais melhor” nem sempre funciona.

O post É eficiente treinar todos os grupamentos musculares diariamente? apareceu primeiro em Metrópoles.

Artigo anteriorEm sátira política, Rodrigo Alvarez reflete sobre nova ditadura no Brasil
Próximo artigoAs razões da apreensão da equipe de Bolsonaro com sua atuação no JN