Nesta quinta-feira (26), a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, demonstrou preocupação com a transferência de Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, da penitenciária federal de Porto Velho para a penitenciária federal de Brasília. Marcola, é um dos principais líderes da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
“Há uma preocupação com a transferência do Marcola porque nós estamos com nosso sistema prisional já num momento delicado”, disse governadora do DF.
“Não é uma notícia que agrada o GDF, mas não cabe a nós tomarmos essa decisão. Conversamos com o interventor [Ricardo Cappelli] e tenho certeza que nosso secretário de segurança fará toda a gestão para que não tenha nenhuma movimentação, nem instabilidade no nosso sistema prisional”, disse Celina Leão, após reunião do Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, no Palácio do Buriti.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que Marcola foi transferido nesta quarta-feira (25) da penitenciária federal de Porto Velho para a penitenciária federal de Brasília.
A operação de transferência foi coordenada pela Secretaria de Políticas Penais do Ministério da Justiça e realizada durante a tarde, sob forte esquema de segurança. O motivo da mudança de prisão, segundo revelou o próprio ministro, seria um suposto plano de fuga de Marcola da unidade.