Em comunicado, o Vaticano informou neste domingo (11/6) que o papa Francisco passou por uma terapia para o ajudar a respirar e está se recuperando normalmente.
O pontífice permanece internado no Hospital Gemelli, em Roma, após cirurgia para a retirada de uma hérnia intestinal na última quarta-feira (7/6).
Segundo o Vaticano, o pontífice assistiu à missa de domingo pela televisão e recebeu a comunhão. Para evitar tensão no abdômen, os médicos o aconselharam a não rezar a tradicional oração do Ângelus, ao meio-dia, da varanda do hospital.
Depois da cirurgia, os médicos disseram, ainda, que o papa não deverá ter limitações para viagens e outras atividades após a recuperação. Ele tem viagens marcadas a Portugal de 2 a 6 de agosto, quando pretende visitar o Santuário de Fátima, e à Mongólia, de 31 de agosto a 4 de setembro, um dos lugares mais remotos que ele já visitou.
Todas as audiências foram canceladas até 18 de junho, mas depois disso a programação do papa se mantém, por enquanto.
Tradicionalmente, o papa tira todo o mês de julho de folga, sendo a bênção dominical sua única aparição pública. A previsão, então, é de que ele tenha todo o mês para descansar antes da viagem a Portugal.