A terceira vítima é uma mulher de 28 anos e esteve no mesmo evento que a dentista e o piloto
A cidade de Campinas registrou a terceira morte por febre maculosa. A confirmação ocorre após a morte da dentista Mariana Giordano e do namorado dela, o piloto Douglas Costa. A terceira vítima é mulher, tem 28 anos, e é moradora de Hortolândia, conforme informou a Secretária Municipal de Saúde da cidade, nesta segunda-feira (12).
A terceira vítima frequentou o mesmo evento em que o casal esteve, na Fazenda Santa Margarida, no Distrito de Joaquim Egídio. As três pessoas morreram no último dia 8 de junho — as entidades investigavam os casos como dengue ou leptospirose.
ÁREA DE RISCO
Com o advento dos casos, o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma série de ações para prevenir e mobilizar a febre maculosa. O Distrito de Joaquim Egídio é mapeado como área de risco para a doença.
Os responsáveis pela fazenda onde ocorreu o evento foram notificados sobre os riscos da doença. Os técnicos da Devisa devem realizar uma pesquisa para verificar como está a infestação de carrapatos no local, nos próximos dias.
TRATAMENTO
A febre maculosa tem cura, contudo, demanda tratamento correto e indicado para a doença, com antibióticos adequados. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, a febre maculosa é uma doença infecciosa contraída através da picada de carrapato.
“É importante que o médico sempre pergunte ou que o paciente relate que esteve em área de vegetação com presença de carrapato ou capivara. Com esse histórico, o tratamento deve ser iniciado imediatamente”, alertou Andrea von Zuben, diretora da Devisa.
SINTOMAS DA FEBRE MACULOSA
Conforme o Ministério da Saúde, a doença provoca uma série de sintomas. Veja abaixo:
- Febre
- Dor de cabeça intensa
- Náuseas
- Vômitos
- Diarreia
- Dor abdominal
- Dor muscular constante
- Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
- Gangrena nos dedos e orelhas.
- Manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos
- Paralisia dos membros