GDF – Saúde: Ibaneis vai contratar 200 médicos e nomear 541 servidores

0
160
Brasília (DF), 16/03/2023 - A vice-governadora, Celina Leão, e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, durante entrevisa coletiva para falar sobre seu retorno ao governo após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Governador do DF anunciou que nomeação de 180 técnicos de enfermagem, 156 enfermeiros, 115 agentes comunitários e 90 médicos especialistas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a contratação de 200 médicos temporários e a nomeação de 541 servidores para a Secretaria de Saúde (SES-DF), aprovados em concursos públicos. A medida decorre do cenário epidêmico provocado pela dengue na capital do país.

A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (21/2), durante o lançamento do Programa de Mobilização Nacional para Combate ao Aedes Aegypti, na Escola Classe (EC) Juscelino Kubitscheck, na Quadra 500 do Sol Nascente/Pôr do Sol.

Durante discurso, Ibaneis agradeceu pelo trabalho dos servidores das áreas da Educação e da Saúde e anunciou a contratação dos profissionais.

“Hoje, assinamos o decreto com a contratação de 200 médicos temporários, 180 técnicos de enfermagem, 156 enfermeiros, 115 agentes comunitários e 90 médicos especialistas. Isso tudo para reforçar o combate à dengue em nossos hospitais, em nossas tendas, ajudando cada vez mais a população do Distrito Federal”, declarou Ibaneis.

“Peço que transmitam meu agradecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. […] Vamos trabalhar muito para que a gente diminua o mais rápido possível o número de casos de dengue [no DF]. E também vamos cuidar para atender as famílias do Distrito Federal, como estamos fazendo hoje”, completou o governador.

Também presente ao evento, a ministra da Saúde Nísia Trindade afirmou que as unidades da Federal e o governo federal trabalham juntos para combater à dengue, considerada um problema em toda América Latina. “Ao longo dos dias teremos várias ações. A próxima segunda-feira [26/2] será o Dia D de combate à doença. Conto com vocês. O Brasil unido vai ganhar esse desafio. Vamos ao trabalho com muita luta e afinco”, salientou.

Ao longo dos próximos meses, as escolas também terão atividades lúdicas sobre o tema, com gincanas, teatros educativos, oficinas criativas, palestras, murais e concursos para engajar crianças, adolescentes e jovens no combate à dengue.

O programa, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), prevê ainda guias, podcasts, vídeos e lives com especialistas. “[Tudo] para que possamos, juntos, enfrentar algo grave e que afeta a vida das pessoas”, destacou o chefe da pasta, Camilo Santana. “Essas ações precisam começar nas escolas, [pois] a força de mobilização dessa turma é muito forte”.

Casos de dengue

Nessa terça-feira (20/2), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou 38 mortes causadas pela dengue em 2024. Os dados constam no boletim epidemiológico divulgado pela pasta na mesma data.

O documento detalha que outras 72 mortes estão sob investigação. Em 2023, no mesmo período, não havia mortes registradas na capital federal. A maioria dos mortos pela doença (oito) tinha mais de 80 anos.

Em 2024, a SES-DF contabilizou 81.408 casos prováveis de dengue. Além disso, até 19 de fevereiro, identificou 1.399 quadros com sinais de alarme – 1.765,3% em relação ao mesmo período do ano passado – e 67 graves (6.600%).

Artigo anteriorTendas atendem mais de 37 mil pessoas com dengue no DF em um mês
Próximo artigoCARIOCANDANGO. ACABOU O CARNAVAL. A.L.W.S. …