Atentado a tiros em escola para adultos deixa 10 mortos na Suécia

0
4

A polícia da Suécia afirmou ontem que 10 pessoas morreram, incluindo o atirador, em um ataque em um centro de educação para adultos na cidade de Orebro, a 200 quilômetros da capital do país, Estocolmo.

A escola Campus Risbergska atende alunos com mais de 20 anos, segundo seu site. São oferecidos cursos de ensino primário e secundário, bem como aulas de sueco para imigrantes, formação profissional e programas para pessoas com deficiência intelectual.

O chefe de polícia do distrito de Orebro, Roberto Eid Forest, disse ontem que o atirador não tinha antecedentes criminais. Segundo a emissora de televisão TV4, ele tinha 35 anos. A polícia revistou sua casa em Orebro em busca de pistas sobre o motivo do ataque. Não havia ligações suspeitas com terrorismo, segundo as autoridades, mas as causas ainda estavam sendo investigadas.

Horas de terror

De acordo com a polícia, o autor do crime agiu sozinho. Imagens do local mostraram uma grande presença das forças de segurança, além de ambulâncias e veículos de emergência. Alunos de outras escolas próximas ficaram confinados temporariamente por “razões de segurança”, segundo a polícia sueca.

“Ouvi tiros. Então, me escondi e fiquei esperando notícias. Ativamos um alarme no aplicativo de segurança e pude me comunicar com meus colegas”, disse Petter Kraftling, professor de uma das escolas, ao site do sindicato de professores sueco Vi Larare.

De acordo com o jornal Aftonbladet, houve disparos de armas automáticas e a emergência do hospital da cidade e do departamento de cuidados intensivos tiveram de se reorganizar para dar espaço aos feridos. O primeiro-ministro Ulf Kristersson afirmou, em comunicado, que foi “um dia muito doloroso para toda a Suécia”.

“Meus pensamentos estão com todos aqueles cujo dia escolar normal foi trocado pelo terror”, disse Kristersson. “Estar confinado em uma sala de aula com medo de perder a própria vida é um pesadelo que ninguém deveria experimentar.”

Embora ataques desse tipo sejam raros na Suécia, houve vários incidentes graves em escolas nos últimos anos. Em março de 2022, um estudante de 18 anos esfaqueou até a morte dois professores em uma escola de ensino médio na cidade de Malmoe, no sul do país. Em 2015, um homem de 21 anos, armado com uma espada, matou um professor e um estudante em uma escola no sudoeste da Suécia. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Fonte: Estadão Conteúdo

Artigo anteriorPesca e venda de lagostas estão proibidas no Brasil até o final de abril
Próximo artigogolpista é presa na Vicente pires por vender plano funerário fake a idoso