Grupo dos Dez estreia Madame Satã na Caixa Cultural Brasília

    0
    146

    De 7 a 17 de junho, o espetáculo Madame Satã será apresentado no teatro da Caixa Cultural Brasília. Dirigida por João das Neves e Rodrigo Gerônimo e encenada pelo Grupo dos Dez, a montagem conta a história da personagem que ficou conhecida como o primeiro travesti do Brasil.

    A história de Madame Satã começa com o jovem João Francisco dos Santos, um dos 18 filhos de uma família pobre que é trocado por uma égua e eventualmente se torna uma figura mitológica da Lapa carioca, sendo negro, pobre e homossexual. O espetáculo, porém, usa a história de Madame e a traz para a atualidade, tornando-a uma metáfora de uma ideologia política e estética. Ela é símbolo da incorporação de elementos culturais da Europa ocidental à “malandragem” carioca, com pitadas de referências a manifestações africanas.

    Guto Muniz/Divulgação

    Segundo o diretor João das Neves, “Madame Satã não é uma personagem do passado. Está aqui, nas ruas”.

     

    O espetáculo está há três anos em cartaz e foi indicado como um dos melhores do ano em 2017 pela Folha de S. Paulo. Venceu o Prêmio Leda Maria Martins 2017 na categoria de Melhor Espetáculo de Longa Duração e recebeu indicações a diversos outros prêmios.

    Madame Satã
    A partir de quinta (7/6) e até 17/6, no teatro da Caixa Cultural (Setor Bancário Sul, lotes 3/4, quadra 4). Sessões de quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Ingressos à venda por a partir de R$ 5 (meia) na bilheteria do teatro. Não recomendado para menores de 16 anos

    Artigo anteriorPolícia Civil indicia colombianos agiotas que atuavam em comércios do DF
    Próximo artigoMotoristas de veículos escolares fazem protesto no Eixo Monumental