GDF lançou , nesta terça (14), 1º Ciclo do RenovaDF de 2023 no Ginásio do Cruzeiro

0
276

O evento foi  realizado às 10h, no Ginásio Regional de Esportes do Cruzeiro

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), lançou nesta terça-feira (14), às 10h, o 1º Ciclo 2023 do programa RenovaDF. O evento foi  realizado no Ginásio Regional de Esportes do Cruzeiro – Quadra 811, Cruzeiro Novo.

Estiveram presentes no evento Tales Matos Secretario do trabalho , Administrador  Regional Gustavo Aires, Secretario de governo Zé Umberto, Paulo Henrique Costa (presidente do BRB) A Governador em exercício Celina Leão entre outras autoridades

São 1.623 alunos inscritos para o curso de qualificação profissional de auxiliar de manutenção, com noções de diferentes profissões tais como: carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro.

Quase 1.200 equipamentos públicos já foram recuperados pelo programa RenovaDF | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Neste 1° Ciclo 2023, há também a inclusão de 150 pessoas em situação de rua, imigrantes e egressos do sistema penal. Todos recebem acompanhamento pelas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O RenovaDF é um programa de qualificação profissional da Sedet, em parceria com a Secretaria de Governo, em atendimento às demandas das administrações regionais. O programa já formou um total de mais de 10,8 mil alunos.

Os cursos são de iniciação profissional e aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai), com duração de 240 horas (três meses), com 4h diária. Os alunos deste 1º Ciclo terão aulas noturnas, com aulas práticas de recuperação dos viadutos da cidade.

Os alunos do RenovaDF recebem capacitação profissional, com noção básica na área de construção civil, com aulas de forma presencial e, enquanto se qualificam, os próprios alunos recuperam os espaços públicos da cidade, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol, vilas olímpicas e viadutos. Eles recebem kit uniforme, com camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné, equipamento de proteção individual, lanche e Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Quase 1.200 equipamentos públicos já foram recuperados pelo RenovaDF. Quinze cidades já foram contempladas pelo programa: Ceilândia, Samambaia, Guará, Riacho Fundo, Estrutural, Águas Claras, São Sebastião, Itapoã, Vargem Bonita, Arniqueira, Varjão, Planaltina, Gama, Sobradinho e Plano Piloto.

Fotos Alexandre Ferraz

Artigo anterior5 lugares para celebrar o Valentine’s Day em São Paulo
Próximo artigoYou: quando estreia a parte 2 da quarta temporada na Netflix?