Ucrânia: minas flutuam pelas ruas e pets são resgatados após inundação

0
103

Água contaminada, minas flutuantes nas cidades, animais ilhados e resgatados e flora devastada: são alguns dos impactos imediatos provocados pela destruição da barragem de uma represa, nessa terça-feira (6/6), em Nova Kakhovka, na Ucrânia.

Os últimos dois dias após a tragédia foram marcados pelo resgate de pessoas e animais em algumas cidades. No zoológico Kazkova Dibruva, mais de 200 animais morreram depois que as águas inundaram o local, segundo o UAnimals.

Outra preocupação no local é a quantidade de minas terrestres que podem ter se deslocado até regiões habitadas. Segundo o governo de ocupação russo, campos minados instalados pelo Kremlin foram afetados pela inundação.

Em 31 de janeiro, a organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) documentou diversos casos de uso de minas terrestres antipessoais pela Ucrânia e Rússia durante a guerra. O material bélico é proibido porque viola a lei humanitária internacional, uma vez que não pode diferenciar civis e combatentes.

Ucrânia e Rússia usaram minas proibidas, acusa Human Rights Watch

A presença de minas terrestres na região está sendo observada pelas autoridades, segundo informações da Cruz Vermelha. Agora, a entidade afirmou que o objetivo é acesso à água para os afetados pela tragédia.

A contaminação da água potável das cidades abastecidas pelo rio Dnieper é outro problema. Foram encontrados:

  • resíduos agrotóxicos;
  • 150 toneladas de óleo usado no complexo hidroelétrico destruído;
  • restos de mineração; e
  • pontenciais patógenos oriundos de cemitérios.

De acordo com autoridades locais, cerca de 5 mil pessoas foram retiradas dos dois lados do rio. Até o momento, ao menos cinco civis foram encontrados mortos.

Veja a destruição da barragem:

A destruição da barragem também pode interromper a navegação no rio Dnipro “por muito tempo”, segundo o chefe da Administração de Navegação, Yevhenii Ihnatenko.

“Tal ato terrorista da Federação Russa terá consequências catastróficas para toda a região e para a futura restauração do transporte marítimo em particular”, escreveu Ihnatenko nas redes sociais.

“O portão Kahkovka foi o último no rio Dnipro que deixou os navios saírem para o mar aberto. Efetivamente, eles fecharam a rota para as exportações ucranianas”, afirmou.

No momento, há uma expectativa de que o reservatório de Kakhovka esvazie-se nos próximos dias devido ao rompimento da barragem.

The post Ucrânia: minas flutuam pelas ruas e pets são resgatados após inundação first appeared on Metrópoles.

Artigo anteriorCampanha de Bia Haddad pode colocar brasileira no top 10 mundial
Próximo artigoTrump diz ter sido indiciado em caso sobre documentos confidenciais