Seca em rio revela ruínas de igreja submersa do século 16 no México

0
422

A falta de chuvas no México revelou uma riqueza escondida: a igreja de Quechula, erguida no século XVI. O templo de 61 metros de comprimento está submerso desde 1966, quando foi construído a represa de Malpaso, no leito do rio Grijalva.

É a primeira vez, em 20 anos, que toda a estrutura do templo religioso construído por frades dominicanos é totalmente revelada. A seca baixou o nível de água do reservatório e matou oito pessoas no México durante a última semana.

A primeira vez que turistas e moradores conseguiram avistar a igreja foi em 2002, quando a água estava tão baixa que os visitantes conseguiram caminhar dentro do templo.

Os monges que construíram a igreja eram liderados pelo Frade Bartolome de las Casas. O templo tem 61 metros de comprimento e 14 de largura e a torre do sino chega a 16 metros de altura.

Antes da construção da represa, vivia na região um pequeno povoado. A comunidade era constituída por quatro bairros, cada um deles tinha um nome de um santo diferente. O templo era conhecido como a Igreja de Santiago pelos moradores locais.

Artigo anteriorMorador do Entorno luta para disputar breaking nas Olimpíadas
Próximo artigoCom agenda extensa, Maduro busca redução do isolamento internacional